Servidores da Seplag apresentam trabalhos no XI Congresso Consad de Gestão Pública

Evento será realizado até quinta-feira (24/3), abordando temas relevantes para a administração pública brasileira

Seplag / Divulgação

Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) estão participando, em Brasília (DF), do XI Congresso Consad de Gestão Pública. O objetivo do evento é abordar os principais temas que envolvem a administração pública brasileira, como reforma administrativa, inovação e sustentabilidade. A Seplag tem mais de 20 trabalhos aprovados para apresentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que tem programação até quinta-feira (24/3).

Para a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o congresso marca um momento muito especial para Minas Gerais. “Somos o estado que mais aprovou trabalhos para o Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração(Consad), um dos eventos mais importantes para a administração pública brasileira. É uma oportunidade para valorizarmos o trabalho tão importante dos nossos servidores, que têm contribuído para uma política mais eficiente para todos os mineiros”, disse.

No primeiro dia de evento (22/3), o presidente do Consad, Fabrício Marques, destacou a presença de representantes das 27 unidades federativas e a importância de discutir sobre a gestão pública no país. “Para chegar até aqui foi um trabalho coletivo. Precisamos que a gestão pública se converta, efetivamente, em prioridade nacional e conquiste o centro do debate sobre a política de ação afirmativa que, hoje, mobiliza parte da opinião pública brasileira, para o desenvolvimento social do nosso país”, ressaltou.

Durante a abertura, o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, também destacou a presença do Governo de Minas no evento. Estiveram presentes ainda, na abertura, o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diego Costa, e a diretora da Fundação Dom Cabral, Patrícia Becker.

Apresentação dos projetos

A apresentação dos projetos no congresso é dividida em dez eixos temáticos. Confira os trabalhos da Seplag de Minas Gerais:

22/3

• Programa de Avaliação de Saúde do Servidor: Planejamento e Etapa-Piloto de um Projeto de Proteção da Saúde Mental no Executivo Estadual Mineiro;
  • Transformação Digital de Serviços Públicos e Desenvolvimento de Solução BPMS: a experiência do Projeto Piloto do Estado de Minas Gerais;
  • Cocriação e Desenho de Serviços em Colaboração com os Cidadãos - O Caso da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
  • Reestruturação de Sítios Governamentais no Estado de Minas Gerais a Partir da Cocriação e da Análise da Experiência do Usuário;
  • A Experiência do Governo de Minas Gerais Com Linguagem Simples;
  • Comunicação Pública Institucional Para Promoção da Participação Social: Uma Análise da Consulta Popular Para Reparação Socioeconômica de Brumadinho e Demais Municípios Atingidos;
  • Sistema de Notificação do Mg App;
  • O Processo de Reparação Socioambiental da Bacia do Paraopeba e a Participação Popular Como Premissa: o caso Brumadinho;
  • O Papel do Estado na Responsabilização de Pessoas Jurídicas Por Danos Ambientais e Estratégias de Reparação: relato da experiência de reparação no caso do rompimento de Brumadinho.

23/3

• Banco de Talentos em Compras Públicas do Estado de Minas Gerais: desafios à alocação e desenvolvimento de pessoas;
  • Consulta Popular - Reparação Brumadinho: Autenticação e Votação Virtual pelo Aplicativo MG App;
  • Compras Públicas no Estado de Minas Gerais: Contornando o Desafio de Estabelecer Acordos de Nível de Serviço em um Contexto de Assimetria de Informação;
  • A Implantação de Um Conjunto de Indicadores Para a Melhoria da Gestão da Frota de Veículos Oficiais do Poder Executivo Estadual;
  • Análise da Inserção e Atuação de Facilitadores em Ações e Projetos de Desenvolvimento de Competências da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro;
  • Aliando Prática e Ensino: A Utilização de Metodologias Ativas Para a Formação de Alunos e Resolução de Desafios no Governo do Estado de Minas Gerais;
  • Nada se Perde, Tudo se Transforma...Minas! O Uso da 9box no Desenvolvimento das Lideranças do 2° Nível do Governo de Minas Gerais;
  • Desenvolvendo Líderes: O Desafio do Desenvolvimento de Altas Lideranças no Setor Público - A Experiência do Programa Transforma Minas;
  • A Governança das Políticas Públicas de Compensação de Danos Consequentes de Ruptura de Barragens de Mineração: Estudo de Caso do Programa de Proteção Social em Mariana (MG).

24/3

• A Revisão da Política de Gestão do Desempenho e a Implementação de Melhorias Incrementais nos Processos de Avaliação de Desempenho dos Servidores e Gestores Públicos do Estado de Minas Gerais;
  • Programa de Desenvolvimento dos Gestores da Fundação João Pinheiro: Inovação, Desenvolvimento de Pessoas e Design Thinking;
  • Atração e Seleção de Lideranças no Setor Público: O Desafio de Transformar (Minas) Hoje e Sempre.

Lançamento de Livros

Para esta quarta-feira, dia 23/4, está prevista a realização de lançamento de livros com temas específicos sobre administração pública. A servidora da Seplag-MG, Virgínia Bracarense Lopes, é coautora de um artigo técnico que faz parte do livro “Terceirização na Administração Pública” lançado durante o evento. Para informações sobre o material, clique aqui.

Acompanhe a programação completa do XI Congresso Consad neste site.