Serviço Social Autônomo e Ministério Público beneficiam mais de 20 mil mineiros em ação itinerante

Projeto leva orientação e acesso aos direitos básicos à população de municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)

A parceria entre o Serviço Social Autônomo (Servas) e o Ministério Público de Minas Gerais tem proporcionado assistência e serviços essenciais a diversas comunidades carentes no estado, reforçando o compromisso com a cidadania por meio da ação Ministério Público Itinerante.

O projeto leva orientação e acesso aos direitos básicos à população de municípios com os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos de Minas Gerais.

Durante as ações realizadas no primeiro semestre desse ano, 20.830 pessoas foram beneficiadas com os programas do SSA-Servas que distribuem de kits da Campanha Volta às Aulas, agasalhos da Campanha Calor Humano, cestas do Programa de Segurança Alimentar (PSA), além de realizarem cadastro no Programa de Apoio às Entidades (PAE).

Impacto social

"Estamos muito agradecidos pelas cestas básicas, essas doações serão fundamentais para nossa comunidade, proporcionando alívio imediato para muitas famílias em situação de vulnerabilidade”, afirma Bruno de Souza, administrador do Hospital Tristão da Cunha, em Itambacuri.

O trabalho continua

O MP Itinerante já percorreu mais de 20 municípios mineiros e continua ao longo do segundo semestre, com novas visitas programadas para alcançar ainda mais mineiros.

A presidente do SSA-Servas, Christiana Renault, ressalta a importância da iniciativa.

“A participação no MP Itinerante tem sido uma experiência transformadora. Estamos levando acolhimento e dignidade a milhares de mineiros, cumprindo nossa missão de transformar vulnerabilidade em autonomia.”

Cidades visitadas pelo Servas durante o MP Itinerante durante o primeiro semestre de 2024: São João do Pacuí, São João da Lagoa, Lagoa dos Patos, São João da Ponte, Varzelândia, Verdelândia, Monte Azul, Gameleiras, Mato Verde, Itambacuri, Nova Módica, São João do Manteninha, Nova Lima, Porteirinha, Pai Pedro, Catuti, Teófilo Otoni, Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Itacambira, Glaucilândia, Claro dos Poções.

Missão

Esta união de esforços reafirma o compromisso do SSA-Servas em focar nas pessoas, firmando parcerias para fortalecer a cidadania e o desenvolvimento humano, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

SSA-Servas

O Servas realiza programas, projetos e ações de desenvolvimento social orientados nos pilares da assistência e investimento social.

A instituição atua complementarmente à política de assistência social do Estado de Minas Gerais, com objetivo de fortalecer a inclusão por meio de uma rede de entidades socioassistenciais e de voluntários.