Serra da Canastra realiza 1º Concurso de Queijo Autoral para celebrar criatividade e tradição
Evento valoriza a inovação dos produtores com diversos tipos de queijo e reforça a identidade da iguaria artesanal
A Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, referência mundial em queijos artesanais, realiza o 1º Concurso de Queijo Autoral, iniciativa que premia produtores pela originalidade e qualidade de suas criações. O evento une tradição e inovação nesta sexta-feira (7/11), às 15h, na Praça Belo Horizonte, em São João Batista do Glória. O evento será realizado juntamente com o 3º Seminário Regional de Turismo Rural, que inicia às 8h30, na Câmara Municipal da cidade. “Criamos o 1º Concurso de Queijo Autoral para valorizar e gerar a oportunidade de divulgar os outros tipos de queijos que são produzidos na região. A proposta é estimular a criatividade dos produtores, mostrar sabores novos e apresentar para o público queijos a Canastra já faz, mas muita gente ainda desconhece”, comenta.
O coordenador técnico regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Carlos Eduardo Bovo, explica que os queijos autorais possuem no processo de fabricação elementos diferentes ou inovadores, seja na maturação, novos ingredientes ou outros aspectos.
Inovação
Assim como os demais concursos de queijos, os jurados avaliam aspectos internos e externos de cada uma das peças, analisando aspectos como apresentação (formato e acabamento), cor (uniformidade, intensidade e brilho), características da massa, a textura, sabor, a consistência e demais itens. “O critério novo que a gente está propondo é a inovação”, diz o coordenador.
Já o Seminário Regional de Turismo Rural visa estimular o turismo na região, que já atrai muitos visitantes não só pela produção de queijos, mas também pelas belezas naturais como cachoeiras e o Lago de Furnas. O evento terá diversas palestras pela manhã e no período da tarde, haverá uma visita guiada à Queijaria Quintal do Glória.
“A região tem um lado turístico muito forte e nossa proposta é unir esse turismo já existente com o turismo rural, que tem muitos atrativos entre eles produtos de ótima qualidade como queijos, doces e cafés. Trazer e segurar o turista para ele conhecer também o meio rural e nossos produtos”, afirma Bovo.