Seplag participa de oficina nacional sobre governo digital para simplificar acesso dos cidadãos aos serviços públicos

Evento reuniu cerca de 150 gestores públicos do Sudeste do país

Representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) se reuniram com cerca de 150 gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal do Sudeste do país durante a Oficina de Elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital, promovida pelo Governo Federal, na cidade do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (21/9).

Seplag / Divulgação

A oficina tem como objetivo ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, além de articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre os entes federados.

Para o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, a oficina proporcionou a troca de experiências do Governo de Minas com diversos municípios e estados. “Foi possível traçar prioridades em conjunto com o Governo Federal para que a Estratégia Nacional de Governo Digital possa impulsionar um governo mais digital, simples e inclusivo, melhorando a vida do cidadão brasileiro”.

No evento, o Governo de Minas foi citado pelo Governo Federal como um dos estados que utilizam soluções para alavancar a transformação digital, como o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) e o login unificado gov.br.

“Com a adoção do login gov.br, os mineiros conseguem, com o mesmo usuário e senha, acessar serviços públicos do Estado e da União, facilitando a realização de solicitações e garantindo ainda mais segurança no tratamento dos dados”, completou o subsecretário.

Os canais oficiais de atendimento do Governo de Minas, como o Portal MG  e os aplicativos MG App – Cidadão e MG App - Empresas, já possuem login unificado com o Governo Federal.

Sei!MG

Em agosto de 2023, o Sei!MG, coordenado pela Seplag-MG, completou seis anos de implementação no estado. Ao todo, 75 órgãos e entidades estaduais estão inseridos no sistema, que já ultrapassou a marca de 65 milhões de documentos na base de dados. São mais de 110 mil servidores do Governo de Minas cadastrados e cerca de 200 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.

O Sei!MG fez com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, deixassem de ser impressos e passassem a ter tramitação exclusivamente digital. A medida gerou economia com caixas de arquivo, pastas, móveis, impressão, além de materiais de escritório como carimbos e grampos.