Seminário discute implementação de nova trilha no Espinhaço

Projeto cria corredor de desenvolvimento socioambiental regional que integra cidades históricas, vilarejos, comunidades quilombolas e Unidades de Conservação

Seminário realizado em Conceição do Mato Dentro, no sábado (18/5), debateu a implementação da Trilha de Longo Curso da Transespinhaço (Tesp).

A realização do seminário é uma das atividades previstas do Plano de Ação Territorial (PAT) para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Espinhaço Mineiro, do projeto Pró-Espécies: todos contra a extinção.

O objetivo da discussão é apoiar a implementação da trilha, além de promover a integração dos envolvidos, agregar informações e definir ações e estratégias visando aumentar a efetividade da implementação e a construção coletiva do percurso.

Chamado Setor 2, o percurso possui cerca de 167 quilômetros e está intimamente relacionado às regiões turísticas da Estrada Real, dos Circuitos da Serra do Cipó e dos Diamantes, e com o território do Mosaico de Áreas Protegidas Serra do Cipó.

“É um incrível corredor de desenvolvimento socioambiental regional que integra cidades históricas, diversos vilarejos, comunidades quilombolas e Unidades de Conservação, em um trecho muito especial da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço”, observa o gerente do Parque Estadual Serra do Intendente, Marcos Alexandre dos Santos, um dos coordenadores da Tesp.

Conservação

IEF / Divulgação

O trecho é rico em aspectos para a conservação de áreas como centros de endemismo de espécies da flora; caminho das sempre-vivas, das cachoeiras, das cavernas e das paisagens imponentes. Além disso, busca símbolos da religiosidade e é elo entre comunidades resilientes.

Inclui os municípios de Itabira, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, Congonhas do Norte e Santana de Pirapama.

O público-alvo do seminário contou com representantes de prefeituras e secretarias municipais de Turismo, de Desenvolvimento e de Meio Ambiente, órgãos ambientais, gestores de Unidades de Conservação públicas e privadas, empresas, associações comunitárias, moradores locais, guias, condutores turísticos e entusiastas do tema.

Pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), participaram o gerente do Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade, André Portugal, um dos coordenadores da Tesp; Renan Silva, responsável pelo Núcleo de Biodiversidade da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) do IEF no Jequitinhonha e Marcos Alexandre dos Santos, gerente do Parque Estadual Serra do Intendente.

Livro

No domingo (19/5), a coordenadora do PAT Espinhaço Mineiro pelo IEF, Gabriela Brito, participou do lançamento do livro: “A Menina Ema e A Vida Secreta do Espinhaço”, no Parque Nacional da Serra Cipó.

O trabalho também é parte das ações do PAT Espinhaço Mineiro na ação de produção de material educativo e de comunicação, mobilização e sensibilização social sobre a importância da biodiversidade do Cerrado e Campos Rupestres e das Turfeiras.

O lançamento contou com oficina de desenho, cortejo e espetáculo teatral sobre o livro, e teve distribuição gratuita de exemplares.

Clique aqui para conhecer a versão digital.