Semana Estadual das Juventudes começa segunda-feira (12/8) marcada por inclusão e empoderamento

Programação é toda gratuita e segue até 18/8 com oficinas, apresentações culturais e encontros que discutem o futuro dos jovens

O Dia Internacional da Juventude, celebrado dia 12, ganha ainda mais destaque com evento, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que visa promover os direitos e a força dos jovens, de maneira que eles participem ativamente das discussões na construção de um mundo melhor. A  edição 2024 da Semana Estadual das Juventudes (SEJ), desta vez, terá como tema "Juventude em Movimento, Nossa Liberdade, Nossa Vez!".

Sedese / Divulgação

O tema foi escolhido para evidenciar a necessidade de garantir o acesso dos jovens mineiros a espaços de cultura, esporte e lazer. Durante a Semana Estadual das Juventudes, eles vão poder participar de atividades para fomentar a presença da juventude nesses espaços.

O principal objetivo da Semana Estadual das Juventudes é empoderar os jovens, fornecendo  ferramentas e oportunidades necessárias para se tornarem  conscientes de seus direitos e incentivar a participação em processos de tomada de decisão que afetam suas vidas e comunidades.

Inclusão e desenvolvimento

Os desafios enfrentados pelos jovens são diversos, variando desde limitações socioeconômicas a obstáculos geográficos e estruturais. A Semana Estadual das Juventudes 2024 vai propor debates sobre esses desafios, promovendo ações que valorizem a diversidade e a participação ativa na sociedade.

A Semana Estadual das Juventudes também apoia e divulga a política nacional do ID Jovem, que oferece benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. A carteirinha do ID Jovem se estende a jovens de 15 a 29 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Ela é emitida de forma gratuita e visa promover a inclusão social e o acesso a direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude.

Programação e atividades

A  Sedese é responsável pela organização das atividades que incluem oficinas sobre o Estatuto das Juventudes, de artes, de fotografia, de grafite em tela e de Inteligência Artificial.

Entre os destaques da programação está o Encontro Global da Juventude 2024 (Global Youth Meeting 2024), promovido pelo Parlamento Mundial da Juventude, que acontecerá nos dias 12 e 13/8 no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte. Este evento internacional reunirá jovens da Colômbia, Argentina, Haiti e Japão para discutir temas como “Inclusão Social e Redução da Pobreza na Agenda Global”, “Governança Global para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” e “Políticas Climáticas Globais e Cooperação Internacional”.

Estão previstas também apresentações artísticas com os grupos de danças House of Dubeco e Anjos D'Rua, além de shows com os Djs Silvinho e Bella Melina. O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) receberá ainda a Feira Perifeira, uma iniciativa de economia criativa feita na construção coletiva de jovens artistas e empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A Perifeira conta com expositores de diversos segmentos e venda de produtos de gastronomia, arte, literatura e moda.

A programação deste ano vai abranger também a região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri onde acontecerá o I Palco com a Diversidade em Cena, evento que vai propor "Diálogos Ampliados com a Diversidade: Acesso, Permanência e Emancipação", uma parceria do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH Mucuri) com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Os interessados em participar da Semana Estadual das Juventudes 2024 podem acessar a programação completa no Portal SER-DH. Todas as atividades são gratuitas.

Parcerias e impacto social

A realização da Semana Estadual das Juventudes (SEJ 2024) é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, o Sesc, o Global Youth Parliament e a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), exemplo concreto do compromisso do Estado com a promoção dos direitos dos jovens e a construção de uma sociedade mais inclusiva.