Sei!MG completa sete anos de implantação no Governo de Minas, garantindo eficiência, agilidade e redução de custos

Secretaria de Planejamento e Gestão promoveu encontro de administradores do sistema para celebrar a data e apresentar novas ferramentas

O Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), completou sete anos de implementação no Governo de Minas.

A ferramenta, utilizada para tramitação digital de documentos, promoveu mudanças na administração pública, garantindo redução de custos, agilidade e eficiência em diversos processos de trabalho do Estado.

Ao todo, 76 órgãos e entidades estaduais estão inseridos no Sei!MG. São 123 mil usuários do Governo de Minas cadastrados e cerca de 361 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.

“Os números alcançados ao longo desses anos de implantação demonstram a importância do sistema no âmbito do Estado. Comemoramos sete anos com a marca de 87 milhões de documentos na base e mais de 11 milhões de processos produzidos do sistema”, afirmou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz.

“Com o crescimento, a Seplag-MG continua adotando iniciativas que contribuam para melhorar a experiência dos usuários internos e externos”, completou.

A utilização do sistema também reduziu o consumo de papel no Estado, contribuindo com a sustentabilidade e preservando o equivalente a pelo menos 8,7 mil árvores.

De acordo com dados do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, uma árvore inteira produz, em média, 20 resmas de papel – 10 mil folhas em tamanho A4 para cada tronco.

Novas funcionalidades

Na última quinta-feira (29/8), a Seplag-MG reuniu, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, administradores do Sei!MG de cerca de 30 órgãos estaduais para apresentar recursos e iniciativas que serão incorporados ao sistema.

Entre as novidades está a integração do Sistema com a conta gov.br. Os cidadãos e representantes de instituições poderão utilizar a conta para acessar o Sei!MG e, com as contas prata e ouro, terão acesso para assinatura sem a necessidade de liberação prévia e envio de termo e demais documentos pessoais.

Os usuários da conta bronze ainda deverão encaminhar os termos e documentos para liberação.

Outra nova funcionalidade será a implantação do módulo de gestão documental, que será responsável por identificar o ciclo de vida dos processos que já cumpriram os prazos de guarda para futuras eliminações, seguindo a legislação arquivística.

“Buscamos promover boas práticas de utilização do sistema, como padronização documental, e melhorias que estão sendo implementadas no ambiente de infraestrutura do Sei!MG. O encontro foi um momento oportuno para que os administradores apresentem sugestões, dúvidas e experiências para trazer celeridade aos processos”, ressaltou a diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração, Fernanda Mendes.

O encontro também abriu espaço para que os administradores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) apresentassem iniciativas de sucesso.

“Pela Fhemig, além de apresentarmos como é feito o processo de posse digital de servidores da fundação pelo Sei!MG, foi possível conhecermos outras iniciativas demonstradas pela Seplag-MG, como a gestão de documentos, para aprimorarmos o uso do sistema. É muito bom saber que essa temática faz parte dos estudos e têm projeções de melhorias”, disse Yara Rosa, administradora do Sei!MG na Fhemig.