Sedese fortalece parcerias para impulsionar Trajeto Moda no Vale do Jequitinhonha

Parceria com a marca Alphorria apoia mulheres beneficiadas pelo projeto em Diamantina e Couto Magalhães de Minas

O projeto Trajeto Moda, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), vem ganhando força com o apoio do setor privado. Desde seu lançamento em 2023, o projeto, que visa promover a autonomia e independência financeira de mulheres mineiras por meio da moda, tem alcançado resultados significativos na região do Vale do Jequitinhonha.

As parcerias mais recentes foram feitas nas cidades de Diamantina e Couto de Magalhães de Minas, através do Projeto Empodera, da marca Alphorria. No primeiro semestre deste ano, as participantes do Trajeto Moda tiveram a oportunidade de visitar a fábrica da Alphorria, em Belo Horizonte, onde conheceram o processo de criação de peças de vestuário.

Em uma ação que reforça a parceria, as equipes da marca e da Sedese realizaram uma imersão nas cidades participantes, usando as estruturas produtivas para estudar o desenvolvimento de novas linhas de produtos baseados nas tradições artesanais da região.

Ações nas cidades

Em Diamantina, as equipes foram recebidas com uma apresentação do grupo seresteiro mais antigo da cidade, garantindo um intercâmbio entre moda, cultura e tradição. No espaço do Trajeto Moda foram apresentadas as novas peças produzidas pelas participantes, destacando o talento das mulheres qualificadas pelo projeto.

A imersão em Diamantina culminou em um encontro envolvendo representantes do Governo, da Prefeitura, da Alphorria e do Museu do Diamante.

Em Couto de Magalhães de Minas, o envolvimento da comunidade foi celebrado com um desfile na rua principal da cidade, ao lado da igreja matriz. Segundo a coordenadora do projeto Trajeto Moda, Wanessa Cabidelli, a realização do desfile neste espaço “foi uma forma de envolver toda comunidade no momento de apresentação dos resultados no município. As modelos do desfile foram as participantes do projeto Trajeto Moda de Couto de Magalhães de Minas e suas filhas, com peças que foram costurados e criadas por toda turma”.

Agora, duas participantes de cada cidade selecionada participarão de uma semana de imersão na fábrica da Alphorria, de 19 a 23/8. Durante este período, elas passarão por todos os setores da empresa, ampliando seus conhecimentos e habilidades. Cleunice Santos, de Diamantina, já anseia pela visita.

“Vai ser um trabalho muito bonito e espero que a gente aprenda muito por lá. O pessoal do projeto sempre nos abraçou e, agora com a parceria, ficamos ainda mais animadas. Vou adorar fazer parte dessa nova parte da história do Trajeto Moda, com a Alphorria”.

Empodera e Trajeto Moda

O Empodera Alphorria nasceu da vontade dos proprietários da marca de apoiar continuamente o Trajeto Moda, e representa uma evolução do projeto da Sedese iniciado em 2021. Essa parceria reforça o compromisso do Governo de Minas Gerais em desenvolver políticas públicas efetivas de geração de renda e inclusão produtiva.

O Trajeto Moda teve início em 2021 com um projeto piloto realizado na capital mineira, expandindo para 23 cidades em 2023. Este ano já iniciou em 11 municípios e serão contemplados mais 29 municípios, com início previsto no segundo semestre de 2024 até o começo de 2025.