Secretaria de Saúde participa de inauguração de mamógrafo em Águas Formosas

Governo de Minas Gerais destinou ao município quase R$ 1,2 milhão para a compra dos equipamentos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, nessa segunda-feira (24/6),  no município de Águas Formosas, da inauguração do mamógrafo do Consórcio Intermunicipal de Gestão, Saúde e Projetos do Médio Mucuri (Cismem). O município fica localizado a 591,2 quilômetros da capital mineira e é uma das 57 cidades da macrorregião de Saúde Nordeste.

Antônio Cotta

Há um ano Eliana Porto, 57 anos, pedagoga e moradora do município de Águas Formosas, foi diagnosticada com câncer de mama em estado avançado. Ela conta que, quando conversou com o médico e fez sua primeira  quimioterapia, em junho de 2023, estava com medo, acreditando que não iria mais abraçar seus netos.

Hoje faz um mês que Eliana terminou a radioterapia. Presente na inauguração do mamógrafo, ela disse que representava ali as companheiras e as mulheres de toda a região, para quem a possibilidade de realizar o exame na própria cidade significaria não apenas o conforto por não ter que se deslocar para outras cidades, mas ser acolhida por pessoas já conhecidas.  “É mais fácil quando a gente está na nossa casa, com pessoas conhecidas para nos abraçar”.

O acesso aos exames possibilita diagnósticos e tratamentos que podem salvar vidas. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais,  Fábio Baccheretti, ressaltou a importância da mamografia e da biópsia. “A mamografia é super importante, mas não vale nada sem uma biópsia. Então, na política que nós vamos pactuar agora, vamos garantir o acesso à mamografia e à biópsia. Hoje o maior gargalo nosso é menos a mamografia e mais a biópsia”, ressaltou.

A secretária de Saúde do município, Gracielly Nascimento Lima, compartilhou a emoção de estar acompanhando os investimentos feitos pelo Governo de Minas nas micros e macrorregião de Saúde. “Não imaginávamos que a Secretaria de Estado de Saúde pensasse em fortalecer tanto uma microrregião e, com isso, desse a oportunidade de que nós, dentro da nossa casa, dentro do nosso território, tivéssemos acesso a procedimentos e ações de saúde que antes era impossível”, declarou Gracielly.

Conforto de ter os serviços de saúde mais perto de casa

Em Águas Formosas, a SES-MG visitou também o serviço de tomografia do Hospital São Vicente de Paulo, onde o tomógrafo está em fase de montagem. Tales Alves, diretor da instituição, ressaltou que o equipamento é uma  conquista fundamental para o município. Ele explica que, quando os pacientes chegam ao hospital, muitos estão em uma situação difícil, como os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sem o tomógrafo disponível no município, era preciso levá-los para outra cidade.

“Eu estava já sem dormir vendo as pessoas irem para Teófilo Otoni, na pior situação, fazer a tomografia. Ou quando a gente precisa colocar um paciente no sistema lá em Belo Horizonte para fazer o exame, mas as pessoas não sabem a estrada como é”, afirmou o diretor do Hospital São Vicente de Paulo. O equipamento entrará em funcionamento em cerca de 20 dias, de acordo com o diretor do hospital.

Outro investimento em saúde com o qual o município de Águas Formosas poderá contar é o serviço de hemodiálise, diminuindo o tempo gasto pelos usuários do SUS para realizarem o procedimento em outra cidade. O investimento será de R$ 4 milhões para aquisição de equipamentos e obra.  De acordo com Fábio Baccheretti, “são 50 pacientes da região que vão ter mais tempo para ficarem com as suas famílias”.

Investimentos na Saúde

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Especializada do município, o Governo de Minas Gerais destinou R$ 2.737.702,00 a Águas Formosas. Foram R$ 1.540.261,00  para a compra do tomógrafo, por meio da Resolução SES-MG 7874/2021, e R$ 1.197.441,00 para aquisição do mamógrafo digital, por meio da Resolução SES-MG 8192/2022, sendo que o mamógrafo contou com com recursos de emenda parlamentar.

Transporte com segurança

Além do mamógrafo, o Consórcio Intermunicipal de Gestão, Saúde e Projetos do Médio Mucuri (Cismem) também foi contemplado com cinco micro-ônibus do Transporta SUS, no valor total de R$ 3.055.000,00.  O investimento  vai beneficiar os municípios de Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Santa Helena de Minas e  Umburatiba, todos localizados na área de abrangência da Regional de Saúde de Teófilo Otoni.

O secretário de Estado de Saúde observou que dar mais dignidade no transporte e zerar o déficit de assento é uma forma de deixar um legado. “Toda a frota está sendo renovada, dando à política uma renovação automática, para não haver mais ônibus com mais de oito anos, por exemplo, por isso a gente custeou parte desse transporte”, disse.