Secretaria de Saúde de Minas promove oficina de capacitação sobre a vacinação

Evento para profissionais do Programa de Imunizações de todas as regionais do estado discute estratégias para aumento das coberturas vacinais

A capacitação e o estabelecimento de estratégias direcionadas são primordiais para que os profissionais de saúde estejam preparados para orientar a população quanto à importância da vacinação.

Para promover esse alinhamento, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, desde segunda-feira (24/6), reuniões e oficinas práticas da temática de imunização do estado. O evento acontece na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e termina nesta sexta-feira (28/6).

Para participar das oficinas, foram convidadas referências técnicas do Programa de Imunizações de todas as Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado, da Atenção Primária à Saúde do Nível Central da SES-MG, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

De acordo com a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, os cinco dias de reuniões e oficinas contribuem para o aprimoramento dos conhecimentos sobre as estratégias de vacinação abarcadas pelo Programa Estadual.

“Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal de todos os imunizantes do calendário e quem veio participar do evento vai nos ajudar a replicar esse conteúdo em seus territórios. Está sendo uma semana muito produtiva e estamos recebendo contribuições valiosas das equipes, que vão fortalecer ainda mais as ações de imunização no Estado”, explica Josianne Gusmão.

O projeto estratégico Vacina Mais, Minas também foi tema das oficinas. Somente em 2023, a SES-MG investiu mais de R$ 165 milhões de repasse direto aos municípios para a realização de ações de vacinação extramuros, incluindo a vacinação em escolas e em locais públicos.

A secretaria também repassou mais de R$ 100 milhões aos municípios, em 2023, para a aquisição de vacimóveis, que são vans adaptadas para funcionar como unidades itinerantes de vacinação.

Ao todo, 77 municípios mineiros foram contemplados e receberam recursos para aquisição dos veículos e os demais municípios do estado serão atendidos por meio de 51 Consórcios Intermunicipais de Saúde.

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, ações de capacitação que se aproximem da realidade vivenciada pelas equipes de vacinação são de suma importância, pois permitem que as estratégias e direcionamentos da secretaria sejam abordados de forma leve e que chame a atenção desses profissionais.

“Estamos discutindo estratégias para aumento da cobertura vacinal e como facilitar o acesso à vacina para a população. Muitas pessoas trabalham no horário comercial e isso dificulta o deslocamento até a unidade de saúde para buscar a vacinação, mas se a vacina for até elas, temos certeza que vamos conseguir elevar os índices de cobertura”, comenta.

“Precisamos nos capacitar e realizar ações de mobilização para conscientizar a população sobre a eficácia das vacinas, mostrando que elas são um instrumento pelo qual a gente vai eliminar ou diminuir a possibilidade de emergência em saúde para várias doenças imunoproveníveis”, salienta o subsecretário.

Os dois últimos dias do evento (27 e 28/6) serão voltados para discussões da minuta da Política Estadual de Imunização de Minas Gerais e do respectivo Plano Operativo.

O subsecretário destaca que essa é uma forma de sair da teoria e dar espaço para as contribuições baseadas nas ações práticas.

“O Plano Operativo contempla o detalhamento e o desdobramento das estratégias estabelecidas em ações práticas que serão monitoradas com indicadores para que a vacinação seja feita de forma adaptada à realidade das pessoas, levando cada vez mais a vacina para perto dos mineiros. Por isso, a contribuição de todos os envolvidos no processo é crucial para a formulação do documento”, conclui Prosdocimi.