Secretaria de Governo de Minas discute desafios e investimentos com prefeitos no Vale do Aço
Inclusão na educação também pautou compromissos do secretário durante reunião em Ipatinga
O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov-MG), Marcelo Aro, esteve reunido com mais de 30 prefeitos do Vale do Aço, em Ipatinga, nesta semana, para discutir os desafios e soluções para as principais demandas dos municípios e investimentos para a região.
A agenda foi apenas um dentre os diversos compromissos que marcaram a passagem do Governo de Minas pela cidade. Além do encontro com os chefes do Executivo dos municípios, Aro participou de uma roda de conversa com vereadores e lideranças religiosas locais, reforçando a atuação do Governo de Minas junto do poder Legislativo, responsável por representar os interesses da população.
Entre os investimentos do Estado que prometem melhorar a vida dos moradores do Vale do Aço mencionados pelo secretário Marcelo Aro, destaque para o Hospital Regional de Governador Valadares.
"São R$ 85 milhões para um hospital que estava parado desde 2010 mas que, agora, finalmente, o Governo do Estado, o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões conseguiram colocar em prática os hospitais regionais. E, no primeiro semestre do ano que vem, vamos ter esse hospital regional, que vai transformar a saúde de toda a região do Vale do Aço", afirmou Marcelo Aro.
Educação inclusiva
A inclusão no ensino também foi pauta em Ipatinga. O secretário de Governo palestrou para cerca de 200 professores da educação especial e diretores municipais e estaduais da região, na Escola Estadual João Walmick. O tema foi a “Educação Especial nas escolas, uma perspectiva de inclusão diante de muitos desafios”.
Segundo Aro, a inclusão de verdade abrange todas as áreas da vida da criança. Em seu discurso aos professores, o secretário falou sobre as políticas públicas que estão sendo conquistadas em Minas Gerais e que tornam o estado hoje referência no Brasil para pessoas com deficiência e doenças raras e reforçou a importância do papel dos profissionais da educação no processo.
"Talvez vocês (professores) sejam a única chance daquele menino dar certo na vida e de fato conhecer o que é o amor. Então, que suas atitudes sejam repletas de carinho, atenção, para aqueles que mais precisam", disse.