Secretaria de Educação realiza segunda superaula preparatória para o Enem

Aulão, que aconteceu em Ipatinga, contou com a participação presencial de cerca de 450 estudantes e foi transmitido no YouTube para toda a rede de ensino

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o segundo “Aulão do Enem", realizado nesta sexta-feira (9/8) em Ipatinga, no Vale do Aço, foi um grande sucesso. Promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, o evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e ofereceu uma intensa preparação para cerca de 450 estudantes da rede estadual de ensino.

Os participantes foram beneficiados com transporte, lanche e acomodações gratuitos, e puderam aproveitar uma programação que não só focou no conteúdo acadêmico, mas também incluiu atividades lúdicas e interativas. Brincadeiras e distribuição de brindes tornaram a experiência mais envolvente e agradável.

“Essas ações fortalecem o engajamento dos estudantes. A nossa intenção é aumentar a participação como mais uma possibilidade dentro dos muitos projetos de vida que esses estudantes têm. O uso da plataforma e da inteligência artificial vem para contribuir com o trabalho que é desenvolvido em sala de aula”, afirma a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.

Conteúdos trabalhados

Durante o aulão, os estudantes revisaram as quatro áreas do conhecimento do Enem: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, com cada aula tendo a duração de 45 minutos. Para que toda a rede tenha acesso aos conteúdos ministrados no aulão, a SEE/MG transmitiu e disponibilizou a gravação no canal do YouTube Estúdio Educação

O estudante Daniel Rodrigues, da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Coronel Fabriciano, avaliou a importância dessas ações.

“Eu acho muito importante principalmente por, além de incentivar, esse evento mostrou formas de resolver as questões, e também abriu nossa mente para a forma como elas caem no Enem. Isso é muito importante para estarmos preparados”, destacou Daniel. 

A plataforma Estudo Play também desempenhou um papel fundamental na preparação dos estudantes, oferecendo recursos didáticos e tecnológicos, incluindo o uso de Inteligência Artificial, que aumentam o engajamento e a eficácia do estudo.

Maratona Enem

A superaula desta sexta-feira faz parte da Maratona Enem, que conta com aulas ao vivo direcionadas à revisão de conteúdo do exame. O propósito das aulas on-line é complementar o preparo dos estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do  3º períodos da EJA para o segundo simulado e consequentemente para o Enem. Essas aulas estão disponíveis para qualquer estudante que tenha interesse em participar.

Elas são transmitidas ao vivo das 14h às 17h nos canais do Youtube da Estudo Play e da Secretaria de Educação. Os estudantes podem acessar pelo site ou pelo aplicativo, garantindo praticidade e acessibilidade a todos.

“O intuito é fortalecer o trabalho de preparação para o Enem, somando as forças com todos os professores e com tudo que a rede tem empreendido em esforço, projeto e trabalho para promover uma educação de qualidade para esses estudantes”, avalia o diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Minas em proporcionar uma educação pública de qualidade e em apoiar os alunos da rede estadual na sua jornada rumo ao Ensino Superior. O aulão desta sexta-feira foi um marco importante na preparação para o Enem, destacando o esforço coletivo para o sucesso acadêmico.

Sobre a plataforma

A plataforma Estudo Play, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos dos dispositivos móveis com o nome de Enem MG, foi adquirida em março deste ano, e auxilia os estudantes da rede estadual de ensino mineira na preparação para o Enem.

Oferecendo uma gama de recursos educacionais, a ferramenta proporciona uma preparação abrangente e eficaz. Os estudantes podem acessá-la por meio de computador, tablet ou celular, tanto na escola quanto em casa.

A plataforma Estudo Play oferece recursos interativos, conteúdos atualizados e ferramentas de diagnóstico que permitem uma preparação personalizada.

 



Últimas