Secretaria de Educação participa de seminário promovido pela Undime-MG

Com a presença de agentes municipais e estaduais, evento discute segurança no ambiente escolar, educação em tempo integral e fortalecimento dos municípios

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) está promovendo o XXII Seminário Estadual da Undime, que será realizado de terça a quinta-feira (25 a 27/6), na cidade de Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A iniciativa reúne agentes municipais e estaduais para discutir questões cruciais como segurança escolar, educação em tempo integral e fortalecimento dos municípios.

Na abertura do seminário, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância do Regime de Colaboração entre Estado e municípios para promover uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral dos estudantes.

"Temos responsabilidade com todos os estudantes da rede pública no estado, independentemente da rede em que estão matriculados", enfatizou o secretário.

A presidente da Undime-MG, Ednamar Assunção, também enfatizou o papel crucial da associação na articulação entre os diferentes níveis da Administração Pública (federal, estadual e municipal).“A Undime vem fazendo essa articulação entre os municípios para garantir que todos tenham acesso aos programas oferecidos pelos governos estadual e federal”, comenta.

O evento conta com a participação de dirigentes municipais, equipes técnicas das prefeituras, secretarias municipais de educação, gestores escolares e representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas Gerais, visando fortalecer a articulação entre as esferas municipal, estadual e nacional para melhorar a educação.

A SEE/MG também destacou o projeto Mãos Dadas, que promove a colaboração entre Estado e municípios nos investimentos em infraestrutura e apoio pedagógico às escolas. "O Governo de Minas já investiu mais de R$ 1,2 bilhão nessa iniciativa, beneficiando creches e escolas municipais", destacou Alvarenga.

"Por meio do projeto Mãos Dadas, estamos orgulhosos de anunciar que estamos construindo 200 creches e escolas municipais e reformando mais 300 escolas municipais em todo o estado", concluiu o secretário.