Secretaria de Educação inicia etapa presencial da Trilha Formativa do Pacto Mineiro pela Alfabetização

Estado oferece mais de 51 mil vagas para formação de professores dos anos inicias do ensino fundamental da rede municipal  

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), realiza nesta terça-feira (3/2) a etapa presencial da Trilha Formativa – Pacto Mineiro pela Alfabetização, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

A formação é executada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é voltada a docentes dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais de todo o estado. O percurso formativo contempla professores do 1º e 2º anos, com foco na alfabetização, e professores do 3º ao 5º anos, com ênfase na recomposição das aprendizagens.

Pacto Mineiro pela Alfabetização

A iniciativa reforça os avanços já alcançados por Minas Gerais na política de alfabetização. Em 2025, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais foi reconhecida com o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), em reconhecimento às ações estruturadas e aos resultados obtidos na promoção da alfabetização na idade certa.

A Trilha Formativa – Pacto Mineiro pela Alfabetização integra esse conjunto de estratégias exitosas, ao investir na formação continuada dos professores dos anos iniciais e na recomposição das aprendizagens. A proposta consolida o compromisso do Governo de Minas com a melhoria da qualidade da educação pública, fortalecendo o trabalho pedagógico nas escolas e garantindo o direito de aprender de todas as crianças mineiras.

“O avanço de Minas Gerais na alfabetização é resultado do compromisso de cada professor, gestor e município que acredita na força transformadora da educação. Com o Pacto Mineiro pela Alfabetização, estamos unindo esforços para garantir que nenhuma criança fique para trás”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Estratégias humanizadas

Ao todo, foram oferecidas mais de 51 mil vagas, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a alfabetização na idade certa e com o fortalecimento das aprendizagens essenciais. A professora da rede municipal de Varginha, Gabriela Boaventura, aproveitou a oportunidade disponibilizada pelo Governo de Minas e participou da formação.

“A formação nos passou ações e conceitos fundamentais para a alfabetização. São estratégias humanizadas e com sensibilidade pedagógica, que nos qualificam a buscar o índice de alfabetização desejado em nosso país”, destaca a professora do segundo ano do Ensino Fundamental.

A formação presencial está sendo realizada em 310 polos, distribuídos estrategicamente para garantir a cobertura de todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e de todos os municípios mineiros. Para a execução da trilha, o Estado conta com a atuação de quase 1.500 formadores, que acompanharão os professores ao longo do processo formativo.

A relação completa com os endereços e informações dos  polos  por todo o estado, pode ser consultada na planilha disponível neste link.



Últimas