Secretaria de Educação amplia prazo para aplicação da Avaliação Intermediária em Minas

Estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de turmas da EJA e de Correção de Fluxo têm até sexta-feira (5/7) para realizar a avaliação

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A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou até sexta-feira (5/7) o prazo de aplicação da Avaliação Intermediária 2024. A medida busca assegurar que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar integralmente do processo avaliativo.

A Avaliação Intermediária desempenha um papel importante na avaliação contínua do progresso educacional dos estudantes ao longo do ano letivo. Ela proporciona entendimentos valiosos sobre o desempenho acadêmico individual e coletivo, permitindo que educadores e gestores identifiquem áreas de melhoria e implementem ajustes necessários no ensino.

Devem participar da avaliação os estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo.

Os professores ou especialistas serão responsáveis pelo lançamento das respostas dos estudantes na aplicação impressa, utilizando o Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) ou o aplicativo leitor de respostas, até 5/7.

A aplicação da Avaliação Intermediária é obrigatória em todas as escolas da rede estadual e a participação ativa dos estudantes é essencial para garantir a representatividade e a eficácia dos resultados da avaliação.

Avaliação Intermediária

Caracterizada como formativa, a Avaliação Intermediária foca na verificação do alcance dos objetivos de aprendizagem, permitindo a coleta de dados para que os professores possam realizar intervenções e mediações necessárias.

Na modalidade digital, os estudantes acessam os cadernos de prova através do aplicativo Conexão Escola ou do Portal Simave. Já na modalidade impressa, os diretores escolares podem baixar e imprimir os cadernos de teste pelo Simave.

Os cadernos são compostos por itens de múltipla escolha, organizados em diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), garantindo uma avaliação abrangente das competências dos estudantes.



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