Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta planejamento estratégico

No encontro, com todos os servidores da pasta vinculadas, também foi feito balanço do primeiro semestre

O secretário Vitor de Mendonça reuniu, na manhã de terça-feira (16/7), toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), incluindo servidores de órgãos vinculados, para apresentação do planejamento estratégico 2019-2022. O encontro, também intermediado pelo secretário-adjunto Adriano Magalhães e a chefe de gabinete Vanice Ferreira, teve por objetivo ampliar a integração da equipe, além de apresentar os resultados obtidos no primeiro semestre de gestão.

Embasado em sua experiência de vida e de mercado, o secretário Vitor ilustrou o que espera de sua equipe nos próximos anos: perseverança e foco. “É por acreditar que posso fazer a diferença na vida dos mineiros, que aceitei o convite de assumir esta pasta”, disse Vitor de Mendonça, afirmando acreditar nos profissionais que escolheu para concretizar o planejamento estratégico dos próximos anos.

Os resultados positivos já obtidos neste ano pela Sede fortalecem a confiança de que está no caminho certo. Somente no primeiro quadrimestre de 2019, R$ 4,83 bilhões de investimentos com protocolos de intenção foram assinados. A expectativa é que essas atrações criem 3,7 mil novos empregos diretos e R$ 19 bilhões em projetos com plano de negócios estruturado.

No mesmo período, Minas Gerais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), registrou a criação de 56.129 vagas formais de emprego, tornando-o o segundo estado com maior saldo de emprego do Brasil. “Os números provam que o mercado está acreditando nesta nova gestão”, afirma Vitor.

Na oportunidade, o secretário apresentou, ainda, a equipe gestora da Sede e os diretores das instituições vinculadas da pasta que estavam presentes. Após a Reforma Administrativa, compõem a lista de vinculadas: o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem), as agências regionais metropolitanas de Belo Horizonte (ARMBH) e Vale do Aço (ARMVA), a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Cemig, Copasa, Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais  (Copanor), e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Todas as unidades da Rede Uaitec, presentes nos quatro cantos de Minas Gerais, puderam participar ao vivo por meio de uma webconferência. Após a apresentação, os integrantes do gabinete da Sede interagiram com os servidores, respondendo perguntas diversas e tirando dúvidas do trabalho que está sendo feito no sistema de desenvolvimento econômico do Estado.

“A reunião foi essencial para que pudéssemos compreender a estratégia de governo, quais são os direcionamentos e o sistema de desenvolvimento econômico mineiro como um todo. A apresentação do planejamento estratégico para toda a equipe é essencial para que todos estejam caminhando numa mesma direção. Fiquei empolgado com os novos programas e tenho certeza que transformaremos muito o nosso Estado e reassumiremos o protagonismo que mantivemos por muito tempo”, disse o servidor Matheus Fonseca.