Seapa e vinculadas são homenageadas por política integrada para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Minas Gerais é o estado que tem o maior número de postos e centrais de recebimento licenciados ambientalmente

O Sistema Agricultura recebeu, nesta quinta-feira (12/9), homenagem do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV) por sua política integrada para destinação correta das embalagens de agrotóxicos. A homenagem foi entregue ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, durante reunião no Parque da Gameleira. Representantes da Emater, Epamig e IMA também foram homenageados pelas ações. O evento foi uma comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18/8.

Segundo o secretário Thales Fernandes, a parceria de 22 anos entre Governo de Minas Gerais e inPEV é uma honra que vem fortalecer a logística reversa no estado, que é referência na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. “Em Minas, 97% das embalagens retornam para ser recicladas e termos mais sustentabilidade no agronegócio mineiro. Esse trabalho é muito importante porque o produtor, que é o principal impactado, não queima, nem enterra ou joga as embalagens no leito dos rios, mas devolve nas centrais. Essa homenagem fortalece essa parceria e mostra que estamos no caminho certo para avançar”, afirmou.

O coordenador institucional do inPEV para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, Jair Furlan Júnior, destacou o protagonismo do estado na entrega de embalagens vazias. “Se Minas é referência no Brasil em logística reversa das embalagens de agrotóxicos, isso se dá pela harmonia entre as entidades que foram homenageadas aqui hoje. O estado tem o maior número de postos e centrais de recebimento licenciados ambientalmente - são 71 unidades físicas, sendo 64 postos e 7 centrais de recebimento”, detalhou.

Nesses 22 anos de parceria entre Sistema Agricultura e inPEV, o descarte inadequado de embalagens de agrotóxicos em Minas Gerais caiu mais de 90%. Emater, Epamig e IMA atuam no Sistema Campo Limpo orientando e mobilizando os produtores no campo para entrega das embalagens e apoiando a divulgação de campanhas educativas, incentivando a sustentabilidade na agropecuária.