Saúde promove encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador

Evento discutiu o panorama geral da vigilância em saúde do trabalhador no estado

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou o Encontro Estadual da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e Centros de Referência Técnicas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (14/6).

A rede tem como principal objetivo atuar nos diversos níveis de atenção dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando e executando ações de promoção, proteção, prevenção e vigilância em saúde.

Para isso, o trabalho é focado na questão do ambiente de trabalho, por meio da estratégia dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), locais de atendimento especializados que também atuam na geração de importantes dados para a formulação de políticas públicas.

A secretária de Estado Adjunta da SES-MG, Poliana Cardoso Lopes, destaca a importância do encontro para o avanço das políticas públicas relacionadas ao tema.

“Estamos animados e orgulhosos com tudo que conseguimos construir até aqui, por meio do diálogo. Entre os vários avanços, destacamos o Qualifica Cerest, com pontuação máxima, que nos dá um caminho de onde devemos melhorar e o que devemos construir”, diz Poliana, em referência ao indicador que mede a qualidade dos centros.

Cabe a esses centros indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que exercem, na região onde se encontram. As unidades também fazem o trabalho de promoção da saúde, sensibilizando os municípios sobre a importância da notificação dos agravos relacionados a acidentes de trabalho, e principalmente na prevenção desses acidentes.

As equipes fazem intervenções com orientações para as empresas sobre posturas, uso correto dos maquinários, entre outras, buscando sempre o bem-estar do trabalhador.

Atualmente, Minas tem uma cobertura de 54% de seu território, com 18 Cerest Regionais e um Cerest municipal, em Belo Horizonte.

“O Cerest Estadual busca apoiar os centros de referências regionais de saúde na discussão dos casos, no apoio, nas dificuldades e até mesmo com atuação local no território para ações tanto de vigilância epidemiológica em saúde do trabalhador quanto de vigilância de ambientes e processos de trabalho”, explica a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Alice Senra Cheib.

Em 2023, Minas foi o estado que mais notificou casos de câncer, com 906 notificações, e transtorno mental, com 702 notificações, todas relacionadas ao trabalho.

Fortalecimento

Para o período entre 2024 e 2027, foi aprovado o investimento de mais de R$ 9,6 milhões para fomentar a Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Minas Gerais.

O recurso será direcionado para contratação de profissionais para compor a equipe, fortalecer e ampliar as ações de apoio técnico-pedagógico e institucional às Unidades Regionais, Cerest e municípios mineiros, ampliação das ações educativas em Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador (Visat) e Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (Vapt), além da produção de material educativo e instrumentos conforme perfis produtivos.

“Esse projeto, construído a muitas mãos, vai ser um investimento do Estado, nos próximos quatro anos, para a estruturação do serviço, que vai apoiar matricialmente, tecnicamente e institucionalmente todos os Cerest Regionais da nossa rede. Minas Gerais tem um panorama de aproximadamente 394 municípios descobertos desses centros de referência e que precisam desse apoio enquanto um serviço especializado complementar”, pontua Alice Senra.

Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

A 5ª edição da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) está prevista para acontecer em 2025, com o tema Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano. entre os dias 22 e 25/7. A última CNSTT no Brasil foi realizada em 2014.