São João del-Rei recebe Dia de Campo em Fruticultura

Evento em 22/8 vai abordar culturas do pêssego, figo, uvas finas e pitaia

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove na próxima quinta-feira, 22 de agosto, em São João del-Rei, o Dia de Campo em Fruticultura: Aspectos Técnicos e Econômicos de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical.

O evento acontece a partir das 8h30, no Campo Experimental Risoleta Neves. As inscrições, gratuitas, serão feitas no local.

Na programação, quatro estações de campo abordarão o cultivo de pêssego, uva finas, figo e pitaya.

Os temas serão apresentados por profissionais da Epamig, Emerson Dias Gonçalves (pesquisador), Paulo Márcio Norberto (pesquisador), Valter Silva (técnico agrícola) e Fábio Oseas dos Reis Silva (professor da Epamig Itap), respectivamente.

O dia de campo vai promover a troca de experiências sobre diferentes aspectos do cultivo, produção e comercialização dessas frutas.

“Essa é uma oportunidade para estreitarmos as conexões entre produtores, pesquisadores e extensionistas, esclarecermos dúvidas, falarmos sobre o mercado e compartilharmos conhecimentos”, afirma o pesquisador da Epamig Paulo Márcio Norberto.

Um dos destaques desta edição será o cultivo de videiras finas. “Já temos produtores plantando uvas finas na região do Campo das Vertentes e o pessoal está bem animado com essa possibilidade. Temos aqui, no Campo Experimental, uma pequena coleção de variedades que vamos demonstrar aos participantes”, adianta Paulo Norberto.

A Universidade Federal de São del-Rei (UFSJ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) são parceiras na realização do Dia de Campo, que conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e das prefeituras municipais que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig.