Representante mineiro é eleito presidente do Programa Jovem Senador 2024

O jovem Davi, de 18 anos, estudante de Juiz de Fora lidera a edição deste ano e propõe inovações para o país

O Programa Jovem Senador, que tem como objetivo proporcionar aos jovens brasileiros uma imersão no funcionamento do Senado Federal, realiza sua Semana de Vivência Legislativa de 5/8 a esta sexta-feira (9/8) em Brasília. Na cerimônia de abertura, na última segunda-feira (5/8), o grupo de 27 estudantes diplomados elegeu Davi Baia Camilo como presidente da edição deste ano, onde propõe mudanças significativas para o futuro do país.

Davi, estudante de 18 anos da Escola Estadual Hermenegildo Vilaça, em Juiz de Fora, Minas Gerais, na Zona da Mata, destacou-se entre mais de 300 concorrentes ao vencer o concurso de redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Em seu discurso de posse, Davi expressou sua gratidão e compromisso. “Para um menino negro, estudante de escola pública, vindo de tão longe, presidir esse projeto é motivo de imensa gratidão. Exercerei meu cargo com honra e dedicação, ouvindo a todos e buscando mudanças reais”.

Orientado pela professora de Língua Portuguesa Ana Carolina Morgado, Davi enfrentou um rigoroso processo de escrita para vencer o concurso. “Foi um desafio, reescrevi a redação várias vezes, mas o esforço valeu a pena. E finalmente, conseguimos um resultado que me trouxe até aqui”, revelou.

Atividades realizadas

Durante a semana, os jovens senadores foram divididos em comissões temáticas para apresentar e debater propostas legislativas. As sugestões aprovadas pelos alunos serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e poderão se transformar em leis. Davi apresentou quatro propostas, incluindo a criação de uma disciplina sobre cidadania e a implementação de um cargo para segurança escolar.

“Representar o Senado e propor melhorias para a sociedade é uma experiência incrível. É gratificante ver a democracia em ação e interagir com pessoas de diferentes culturas”, afirmou Davi.

Além das atividades legislativas, os participantes realizaram visitas guiadas por Brasília, assistiram a palestras, conheceram os gabinetes dos senadores e participaram de diversas atividades institucionais.

“Espero sair daqui com um conhecimento mais profundo sobre a história do meu país, nossos direitos e como exercer melhor meu papel como cidadão e eleitor”, acrescentou o jovem presidente.

Programa Jovem Senador

Realizado anualmente, o Programa Jovem Senador é destinado a estudantes de até 19 anos do ensino médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A seleção é feita por meio de um concurso de redação com temas sociais e políticos, organizado pelas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Os vencedores e seus professores são convidados para participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

O Senado Federal cobre todas as despesas do programa, incluindo transporte, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado. O objetivo é estimular a reflexão sobre política e cidadania e proporcionar um aprendizado sobre a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo. Em 2024, a edição contou com um recorde de participantes no país e em Minas Gerais, que registrou a participação de 350 escolas e quase 9 mil estudantes.