Reparação Brumadinho: mais de 40 novas máquinas são entregues a municípios atingidos ao longo de 2024

Maquinário é utilizado na melhoria de vias e estradas, contribuindo com a economia, a mobilidade e o acesso da população aos serviços públicos

As entregas de novas máquinas para recuperação de estradas e vias para apoio aos serviços municipais avançaram em 2024 na região atingida pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. Ao longo do ano, foram repassados mais de 40 equipamentos a seis municípios da bacia do Paraopeba: Abaeté, Curvelo, Esmeraldas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu.

Estes repasses são referentes a iniciativas definidas a partir da Consulta Popular, realizada nos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

“Estas máquinas contribuem para dinamizar os serviços municipais, melhorando as estradas vicinais e proporcionando melhor escoamento de produção, além de serem um reforço na segurança de locomoção dos moradores das comunidades rurais. Estes equipamentos se juntam aos entregues anteriormente via projeto de resposta rápida, que ainda ofereceu capacitação para o corpo técnico de operação”, explica o secretário adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Pró-Brumadinho, Luís Otávio Milagres de Assis.

A maior entrega de maquinário é em Curvelo. Foram repassadas 22 máquinas ao município, entre caminhões, tratores, motoniveladoras e escavadeiras. O valor estimado é de R$ 17 milhões.

Na sequência, vem Esmeraldas, com investimento de R$ 7,3 milhões para 13 máquinas. Em Paineiras, estão previstas entregas de oito maquinários, sendo dois já repassados à Prefeitura: uma retroescavadeira e um rolo compactador.

As seis iniciativas somadas totalizam um investimento estimado em R$ 43.076.927,00. As entregas são obrigação de fazer da Vale e são fiscalizadas pela auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) e acompanhadas pelos compromitentes do Acordo de Reparação: Governo de Minas, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG).

Detalhes das iniciativas por município

Abaeté

Compra de Equipamentos para Recuperação de Estradas

Valor: R$ 6.022.682,00

Objetivo: compra e entrega de equipamentos para melhoria das atividades do município de Abaeté voltadas para recuperação de estradas rurais.

Duas máquinas entregues

• Caminhão 4x2 equipado com pipa de 10 mil litros
  • Caminhão 6x4 traçado equipado com báscula de 14 metros cúbicos

Curvelo

Núcleo de apoio ao pequeno agricultor e manutenção das estradas rurais - compra de maquinário para obra no município de Curvelo

Valor: R$ 17.096.450,00

Objetivo: compra e entrega de equipamentos para melhoria das atividades do município no apoio à manutenção de estradas rurais:

• Motoniveladora: 2
  • Carregadeira Pesada: 3
  • Trator de Esteira: 1
  • Caminhão Caçamba Truck: 3
  • Retroescavadeira: 2
  • Caminhão Báscula com Cabine Suplementar: 2
  • Carregadeira Leve: 1
  • Minicarregadeira: 2
  • Caminhão Caçamba Toco: 3
  • Escavadeira Hidráulica – 29 ton: 1
  • Caminhão com Cesto Aéreo: 1
  • Caminhão 3/4 com Cabine Suplementar: 1

22 máquinas entregues

Em julho de 2024, faltava uma máquina a ser entregue.

Esmeraldas

Compra de equipamentos para melhoria das atividades da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Valor: R$ 7.398.102,5

Objetivo: compra e entrega de equipamentos e veículos à Prefeitura de Esmeraldas, para melhoria das atividades da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.

Treze máquinas entregues:

• Caminhonete cabine dupla, tração 4x4, combustível diesel: 2
  • Triturador de galhos e troncos: 1
  • Triturador de materiais de construção civil: 1
  • Caminhão basculante truck Simples: 1
  • Caminhão basculante truck Traçado: 1
  • Minicarregadeiras: 3
  • Rolo compactador: 1
  • Motoniveladora: 1
  • Pá carregadeira: 1
  • Transformador: 1

Morada Nova de Minas

Compra de Equipamentos para recuperação de estradas vicinais para o município de Morada Nova de Minas

Valor: R$ 2.960.000,00

Objetivo: compra e entrega de equipamentos para melhoria das atividades do município e  apoio à manutenção de estradas vicinais.

Três máquinas entregues (conclusão junho de 2024)

• Uma motoniveladora
  • Uma retroescavadeira
  • Um caminhão-pipa

Paineiras

Compra de frota de maquinário pesado

Município: Paineiras

Valor total: R$ 6.321.329,37

Objetivo:Compra e entrega de equipamentos para melhoria das atividades do município de Paineiras, visando melhoria da trafegabilidade e da segurança, para os moradores do município e seus visitantes.

Estão previstas entregas de oito equipamentos:

• Varredeira com caçamba de detritos
  • Rolo Compactador Pé de Carneiro Vibratório
  • Caminhão Truck Basculante
  • Caminhão Toco Brook
  • Caminhão Toco Basculante
  • Caminhão 3x4
  • Retroescavadeira
  • Caminhão Toco Basculante 4x2

Duas máquinas entregues até junho, demais ainda serão entregues ao longo do ano.

Pompéu

Compra de Equipamentos para recuperação de estradas vicinais para o município de Pompéu

Valor: R$ 3.278.363,31

Objetivo: compra de equipamentos para a recuperação de estradas vicinais