Reparação Brumadinho: Estado e Instituições de Justiça anunciam início da obra de pavimentação de rodovia que vai ligar Abaeté a Porto Vicente

Intervenções da LMG-762 começaram nesta sexta-feira (5/7); demanda da rodovia era antiga e vai desenvolver a economia e o turismo na região

As obras de pavimentação da LMG-762, que liga a cidade de Abaeté, na região Central de Minas Gerais, a Porto São Vicente, localidade que fica às margens da Represa de Três Marias, já estão em andamento.

O início das intervenções, nesta sexta-feira (5/7), foi anunciado pelo Governo de Minas, instituições de Justiça compromitentes do Acordo de Reparação de Brumadinho – Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais e a Defensoria Pública de Minas Gerais – e pela Prefeitura de Abaeté.

Com 37 quilômetros de extensão e investimento de R$ 84,3 milhões, a obra da rodovia faz parte do acordo e será executada pela Prefeitura de Abaeté com recursos de convênio de repasse firmado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). O acordo para a construção foi assinado em 27/12/2023 e, nessa quinta-feira (4/7), foi assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação.

A pavimentação é uma reinvindicação antiga da população de Abaeté e vai conectar o município a várias comunidades que ficam às margens do Lago de Três Marias. A LMG-762 também facilitará o acesso às cidades vizinhas de Morada Nova de Minas e Pompéu.

“Essa obra é a materialização de uma demanda histórica em prol da reparação e do desenvolvimento da região. Reforçamos o comprometimento do Governo de Minas e das Instituições de Justiça compromitentes do acordo de Brumadinho em transformar os efeitos da tragédia em ações positivas que entreguem um legado à região e às comunidades atingidas”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

“Além de beneficiar a população, a rodovia terá um impacto significativo na economia e turismo da região. Nesse trecho entre as duas localidades, há um intenso fluxo de atividades ligadas à agropecuária, piscicultura, silvicultura. A pavimentação da estrada irá permitir o escoamento dessa produção”, completou a secretária.

O turismo também é um setor beneficiado com a obra, visto que o Porto São Vicente possui forte atuação turística de pesca, e poderá aumentar o número de visitantes de vários lugares que viajam até o local.

Consulta Popular

A pavimentação da LMG-762 foi um projeto amplamente escolhido pela população de Abaeté, em Consulta Popular, realizada em 2021 pelos compromitentes do acordo. Mais de 10 mil pessoas participaram do processo e, entre os cidadãos abaeteenses, 92% elegeram a obra como prioritária.

A construção é uma das seis obras rodoviárias regionais que vão ser executadas na região da bacia do Paraopeba e é a quarta obra a ser iniciada. Todas as seis obras foram priorizadas pela população atingida na Consulta Popular e têm um custo estimado de R$ 464,9 milhões.