Recesso escolar da rede estadual começa na próxima segunda-feira (22/7) em Minas

Estudantes e servidores terão duas semanas de descanso e atividades retornam dia 5/8

A partir de segunda-feira (22/7), os estudantes e servidores da rede estadual de ensino poderão desfrutar de um merecido período de descanso antes do início do segundo semestre letivo de 2024.

O recesso, que segue o Calendário Escolar 2024 da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferece uma oportunidade para que todos possam recarregar as energias após um primeiro semestre intenso e se prepararem para os desafios.

A pausa nas atividades é essencial, conforme destaca o superintendente de Regulação e Inspeção Escolar da SEE/MG, Paulo Leandro. “Esse período de descanso, fora da sala de aula, é fundamental porque pode oferecer benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Sendo um deles o próprio convívio com a família e os amigos”, afirma.

“Para os profissionais do magistério, o recesso é um período importante para se desconectar do ambiente de trabalho, recarregar as energias e também cuidar da própria saúde mental e bem estar”, completa o superintendente, ao falar da importância do período de férias para os servidores da Educação.

As aulas serão retomadas no dia 5/8, dando início ao segundo semestre. Outro período de recesso está previsto entre os dias 14 e 18/10, enquanto o encerramento do ano letivo está marcado para o dia 16/12.

Lazer com cultura

Além do descanso, as férias escolares também são uma oportunidade para aproveitar a diversificada programação cultural oferecida em todo o estado.

Em Belo Horizonte, por exemplo, os equipamentos do complexo cultural do Governo de Minas, sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), oferecem uma vasta programação, grande parte dela gratuita.

A programação completa, organizada por local, está disponível neste link.