Prorrogadas as inscrições do Concurso Cachaças Mineiras 2024

Novo prazo vai até o dia 31/7; formulário deve ser entregue em escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais

Estão prorrogadas as inscrições para o Concurso Cachaças Mineiras 2024 - Primeiro Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras.

Com a mudança, o produtor tem até o dia 31/7 para preencher o formulário disponível no regulamento do concurso e entregá-lo no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) do seu município.

Após a avaliação da ficha de inscrição pela comissão organizadora, os produtores aprovados serão notificados pela Emater-MG e terão até o dia 9/8 para enviar a cópia dos documentos obrigatórios e as amostras concorrentes para o endereço em Belo Horizonte, indicado no regulamento do concurso.

O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados no site da Emater-MG ou clicando diretamente neste link. As inscrições são gratuitas.

Como participar

Podem participar do concurso produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.

A cachaça de alambique é aquela produzida exclusivamente em alambique de cobre e obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar cru, com graduação alcoólica de 38% a 48%. Já a aguardente de cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54%, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.

O concurso possui as seguintes categorias: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida – Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium.

Já as categorias de aguardente de cana são: Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, Aguardente de Cana Envelhecida – Premium e Aguardente de Cana Envelhecida – Extra Premium. Cada participante poderá realizar até duas inscrições, mas apenas uma inscrição por categoria.

Avaliação

A avaliação dos atributos sensoriais das bebidas será feita em metodologia desenvolvida para o concurso, com análises visuais, olfativas e gustativas. Os jurados terão experiência profissional em concurso, formação profissional ou notório saber na área de bebidas alcoólicas destiladas

O resultado do concurso será anunciado em novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3349-8120 ou pelo e-mail: cachacasmineiras@emater.mg.gov.br.

O Concurso Cachaças Mineiras 2024 - Primeiro Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas e é realizado pela Emater-MG.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e, de diversas outras instituições: ABRTB, Anpaq, Apacs, CTS Cachaça, Confala, Convida, Fetaemg, IFNMG, INPI, SindBebidas/Fiemg, Sistema Faemg, Sistema Ocemg, Ufla, UFMG e UFV.