Promoção do Carnaval e da Cozinha Mineira marcam ações do Governo do Estado no primeiro dia da Travel Next Minas

Apresentação de rotas turísticas também fizeram parte da programação da feira, que acontece até este sábado (17/8), no Expominas, em BH

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Leo Bicalho / Secult

A promoção do Carnaval da Liberdade 2025, da Cozinha Mineira e de rotas turísticas deram o tom, nessa sexta-feira (16/8), da participação do Governo do Estado no primeiro dia da Travel Next Minas, feira nacional de turismo que acontece no Expominas, em Belo Horizonte.

A expectativa é que, até este sábado (17/8), no encerramento do evento, cerca de 5 mil profissionais do turismo passem pelo centro de exposições na capital mineira.

Ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), foram realizadas em diferentes espaços da Travel Next.

Além do estande, o Auditório Mineiridade, o Palco da Liberdade e a feira “Meu Negócio é Carnaval”, promovida em parceria com o Sebrae Minas, receberam uma programação que incluiu rodadas de negócios, palestras, Cozinha Show e apresentação de rotas turísticas.

Neste sábado, o Governo de Minas segue com rodadas de negócios e ações de promoção e capacitação no espaço dedicado ao Carnaval. A Cozinha Mineira continua sendo protagonista e rotas turísticas serão apresentadas aos profissionais do turismo.

Representantes de diversas Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e expositores também estarão no Expominas neste segundo e último dia do evento.

“A Travel Next faz a transversalidade entre a indústria do turismo e a indústria da cultura. O evento também traz o Carnaval, entendido como negócio criativo, e a cadeia produtiva do turismo conectados para trazermos desenvolvimento e renda para as pessoas”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, na abertura oficial do evento.

“Tudo isso contribui para que Minas Gerais esteja, há dois anos, segundo dados do IBGE, na liderança do crescimento da atividade turística no Brasil”, ressaltou.

“Minas Gerais é sinônimo de autenticidade. Temos a certeza de que estamos no caminho certo e entregamos um evento 100% maior (que em 2023) em vários indicadores, estamos falando de espaço ocupado, marcas expositoras, de estandes e do total de fluxo de visitantes”, ressaltou Rubia Coser, diretora e idealizadora da Travel Next Minas.

Folia e Cozinha Mineira

O Carnaval da Liberdade, o Carnaval da Tranquilidade e o Carnaval das Cidades Históricas foram destaques da feira “Meu Negócio é Carnaval”, que reuniu líderes e representantes de blocos, ligas, associações e escolas de samba de Minas Gerais.

A programação contou com o lançamento de um edital inédito da Cemig para o pré-Carnaval, destinado a ações de formação, como cursos e oficinas para qualificar ainda mais a folia mineira.

No valor de R$ 4 milhões, o edital já disponível no site da Cemig. As inscrições começarão na segunda-feira (19/8) e seguem até 23h59 do dia 10/10/2024. O público também conferiu as palestras “Edital na Prática”, realizada pela equipe de fomento da Secult-MG, e “Como Promover Grandes Eventos de Carnaval”.

O espaço dedicado à Cozinha Mineira ressaltou, com receitas preparadas na hora pelos chefs convidados, a tradição e a contemporaneidade da culinária do estado.

Sinval Espírito Santo apresentou o “MilhoNário”, baseado numa farofa de milho salteado na manteiga de garrafa, com farinha de milho torrado e linguiça “atropelada” no melado.

Marlon Sérgio serviu uma costeleta defumada glaceada com molho teriyaki de jabuticaba, sobre polenta de milho verde, servida com chips de mandioca, farofa crocante de bacon, panco, ora-pro-nobis e queijo coalho.

Nhoque frito de tapioca e Queijo Minas curado, carne de sol e caldo de galinha caipira com pé de porco foi a receita preparada por Caetano Sobrinho.

O tradicional rocambole de Lagoa Dourada e uma harmonização de vinhos mineiros com Luis Porto, sommelier e proprietário da Vinícola Luiz Porto, de Tiradentes, também fizeram parte da programação.

 


Leo Bicalho / Secult



Rotas turísticas

No Auditório Mineiridade, destaque para as apresentações da Rota Caminhos Franciscanos, trecho de peregrinação que começa na Igreja de São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, e termina na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, no Vale do Mucuri, e da Cordilheira do Espinhaço como novo destino do turismo de natureza no Brasil.

O pré-lançamento do Circuito de Cicloturismo Vales dos Tropeiros, que abrange os municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias em seus 196 quilômetros de extensão, foi outra atração do espaço.

O Descobrindo a Cachaça D'Alambique, evento que acontece entre 11 e 15/9 no Mercado de Origem, em BH, também teve seu pré-lançamento nesta sexta-feira com a participação do secretário Leônidas de Oliveira e da secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega.



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