Projeto traz conscientização sobre saúde animal, vegetal, ambiental e de segurança alimentar em Uberlândia

Implantado pelo IMA, Sanitaristas Mirins está presente, neste ano, em 15 escolas da região. Defesa agropecuária é o principal tema apresentado aos alunos e professores

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), desenvolve diversas ações visando contribuir com a segurança e qualidade dos alimentos que serão consumidos por todos no estado de Minas Gerais. Dentre essas atividades, está a de educação sanitária, um recurso que promove a inclusão da sociedade e dos setores agropecuários no cumprimento da defesa sanitária. Um dos meios que o IMA utiliza é o Projeto Sanitaristas Mirins (PSM), projeto que proporciona a participação conjunta da população e dos profissionais do setor. Neste ano, 15 escolas municipais de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, participam do projeto.

O PSM foi lançado com uma solenidade na escola municipal José Marra da Fonseca, localizada no Distrito Cruzeiro dos Peixotos, e em outras 14 escolas da rede pública municipal de ensino - 13 rurais e duas urbanas. Este projeto do IMA conta com o apoio da prefeitura municipal, por meio das Secretarias de Educação, de Agronegócio, Economia e Inovação e será concluído nessas escolas em novembro deste ano.

Criado há mais de 20 anos, o serviço é voltado para o público infanto-juvenil e promove nas escolas do ensino fundamental, em todo o território mineiro, a disseminação de informações relativas à agropecuária, como saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. Além disso, o programa tem o objetivo de conscientizar os estudantes, os familiares e professores sobre o desenvolvimento rural sustentável. Este serviço pode ser solicitado, de forma on-line, no site do IMA.

Antes de ser implantado nas escolas públicas, os técnicos do instituto, apresentam e discutem com as prefeituras, Secretarias Municipais de Educação, diretores e professores sobre o projeto. Com a aprovação, os professores são treinados e recebem o livro “A Educação Sanitária no dia-a-dia dos alunos - Descobrindo a Agropecuária na Escola" - material didático desenvolvido pelo IMA  oferecido a todos os participantes de forma gratuita. Desde então, um profissional do instituto ficará responsável pelo monitoramento e avaliação das tarefas realizadas.

O PSM, reconhece os alunos como importantes agentes para o desenvolvimento rural sustentável, E, a iniciativa, destaca a educação como formadora de profissionais e cidadãos capazes de compreender e valorizar o ambiente em que vivem, especialmente para aqueles que planejam permanecer ligados às suas origens e se envolver na atividade rural.

Projeto Sanitaristas Mirins em Uberlândia

O projeto teve início com a distribuição do livro pedagógico desenvolvido pelo IMA para as turmas de 6° ano que o leram com os professores para terem um contato inicial com o assunto. Após a entrega do material, durante as atividades práticas, os técnicos do IMA, juntamente com servidores da prefeitura, abordaram conceitos presentes nos capítulos iniciais, que tratam da importância do IMA, da saúde das pessoas, dos animais e dos vegetais.

Estão sendo desenvolvidas atividades como rodas de conversas com os estudantes, aplicação de trabalhos em grupo, exposição de vídeos e imagens e aplicação de testes de conhecimento adquirido.

Outros cinco municípios, nas proximidades de Uberlândia, aguardam o início do projeto: Araguari, Gurinhatã, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória - ao todo, são 11 escolas públicas. O projeto, nesses outros municípios, terminará no final deste ano.