Projeto de pesquisa apoiado pelo Governo de Minas conquista prêmio nacional

Igam e Fapemig financiaram projeto que contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais

O trabalho “Utilização de Águas Subterrâneas” no Contexto Agrícola das Suprams Jequitinhonha e Leste Mineiro, desenvolvido no curso de Engenharia Hídrica do Campus do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) conquistou o primeiro lugar na área de Saneamento e Meio Ambiente, na modalidade pôster, no 53º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea) 2024.

A pesquisa, de autoria dos professores Tuane de Oliveira Dutra, Rafael Alvarenga Almeida, Luan Brioschi Giovanelli e Francisco Cesar Dalmo, com participação dos alunos Dayane Alves dos Santos e Antônio Carlos Silva Tavares Mendes, é parte dos resultados do projeto de pesquisa ‘Sistema Integrado de Informações e Monitoramento das Águas Subterrâneas de Minas Gerais (Siimas-MG)’, financiado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Objetivo

O projeto foi um dos dez contemplados na Chamada Fapemig/Igam nº 003/2022, que tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais, por meio de estudos e pesquisas associados a instrumentos identificados como estratégicos para a gestão de recursos hídricos no estado.

A pesquisa vencedora visa desenvolver um sistema de informação de águas subterrâneas que integre os dados de monitoramento gerados por empreendedores, para atender às condicionantes do processo de licenciamento, com demais informações qualitativas e quantitativas pertinentes ao uso.

As áreas das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram) Leste Mineiro e Jequitinhonha foram selecionadas como piloto para o desenvolvimento do projeto por possuírem situações distintas de disponibilidade hídrica e composição aquífera, favorecendo aplicação mais ampla dos resultados.

O prêmio recebido no 53º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola destaca a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na UFVJM.

“Além de reconhecer a qualidade da pesquisa, essa distinção também contribui para aumentar a conscientização da sociedade sobre a importância das águas subterrâneas. Esses recursos são vitais para atender a diversas demandas de uso da água, especialmente em áreas rurais onde não há redes de distribuição”, ressaltou a professora doutora do Curso de Engenharia Hídrica da UFVJM e coordenadora da pesquisa, Tuane de Oliveira Dutra.