Programa Jovens Mineiros Sustentáveis inicia atividades do segundo semestre em Lavras

Iniciativa já está presente em 106 municípios mineiros, abrangendo 8 mil alunos

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) iniciou a segunda etapa de suas atividades em 2024 com uma visita a escolas participantes do programa no município de Lavras, Sul de Minas. Nesta segunda fase, uma parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) proporcionou agregar 19 novos municípios ao Programa e a inclusão de 30 escolas dos Colégios Tiradentes, abrangendo 1.800 novos alunos. Ao todo, o Programa está presente em 106 municípios, alcançando mais de 8 mil alunos.

No primeiro semestre de 2024, alunos participantes do JMS foram capacitados em temas como: Água, Cidadania e Fauna (Doméstica e Silvestre). Para o segundo semestre, os temas abordados serão: Energia, Resíduos Sólidos, Floresta e Clima, além de uma atividade especial sobre Saneamento.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis desenvolve um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária, capacitando educadores por meio da disponibilização de curso de educação ambiental à distância (EaD). Também forma alunos do 5º ano do ensino fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos, educação humanitária, florestas e clima. São oferecidos aos alunos cadernos com atividades pedagógicas e apoio técnico aos professores para desenvolvimento das atividades, via tutoriais.

As atividades são planejadas para atender aos princípios pedagógicos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Currículo Referência de Minas Gerais, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaques para: Educação de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis, e Vida Terrestre.

Ações

Ricardo Cottini, diretor de Educação Ambiental da Semad, explica que as ações desenvolvidas com os alunos das escolas cadastradas estão alinhadas com as políticas públicas de Minas Gerais em termos socioeconômicos e ambientais, numa visão cidadã, levando conceitos técnicos e humanistas aos jovens mineiros.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, o papel educador do Programa JMS é importantíssimo. “Nosso objetivo é preparar jovens cidadãos para que se tornem adultos mais conscientes e capazes de agir de forma ambientalmente sustentável”, frisou.

Raphael Soares Sales, gestor Local do JMS em Lavras, disse que o município completou dois anos de participação no programa. “Tem sido uma experiência muito rica, pois os modelos de atividades propostas e a dinâmica incluem atividades lúdicas e ao mesmo tempo reais, contribuindo para a aprendizagem dos alunos de forma completa. Os alunos multiplicam o que aprenderam junto a outros alunos, de forma que toda a escola fica mobilizada”, afirmou.

Helena Alves, 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Umbelina Azevedo Avelar, disse que com o JMS aprendeu a cuidar melhor do meio ambiente de muitas formas diferentes. “Também levamos para nossas casas o que aprendemos, passando para nossos pais os ensinamentos, chamando atenção se a família faz algo errado e corrigindo”, disse.