Programa de Regularização Ambiental orienta produtores rurais de Caeté, Sabará e Nova União 

Oficinas realizadas em meio à natureza ajudam na disseminação de conceitos e informações sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) e recuperação de áreas

  • ícone de compartilhamento

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) escolheu o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade, em Caeté, para mais uma oficina do Programa de Regularização Ambiental - PRA Produzir Sustentável. 

A ação realizada no sábado (10/8) contou com a presença de proprietários rurais da região de Caeté, Sabará e Nova União. As oficinas visam promover a regularização ambiental de imóveis rurais.

O objetivo da ação foi disseminar conhecimentos e informações, mobilizando proprietários rurais para a realização da inscrição e/ou a retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e recuperação de áreas, principalmente as localizadas no interior da Unidade de Conservação e em sua área de entorno mais imediato.

Durante a oficina, técnicos do IEF esclareceram dúvidas e alinharam informações com os proprietários. Também foi realizada visita em uma área com potencial para implantação de uma Unidade Demonstrativa do Programa PRA Produzir Sustentável. A oficina contou, ainda, com uma palestra do parceiro Probiomas, que desenvolve soluções socioambientais ecologicamente sustentáveis na região.

Frederico Rodrigues, morador da propriedade visitada dentro do monumento, aponta a oficina como esclarecedora. 

“Com a transformação da minha propriedade rural em uma unidade demonstrativa do programa, certamente teremos um grande avanço na recuperação e na proteção de uma importante nascente na região”, disse.

Para a analista ambiental Janaina Mendonça, do IEF, atuar nas unidades de conservação e entorno é oportunidade de cumprir a política florestal de proteção à biodiversidade de forma integrada.

A Unidade de Conservação

O Monumento Natural Estadual Serra da Piedade é uma unidade de conservação de proteção integral gerenciada pelo IEF, situada nos municípios de Caeté e Sabará. 

Criado pela Constituição Mineira em 1989, a área protege 1.947 hectares em um dos pontos mais cênicos e emblemáticos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Cordilheira do Espinhaço Mineiro. 

No monumento, estão situados pontos de grande fluxo turístico como o Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Piedade, casa da padroeira do estado de Minas Gerais.
 



Últimas