Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Governo realiza Encontros de Portfólios para superintendentes e subsecretários
Iniciativa, da Seplag-MG, tem como foco o fortalecimento do desenvolvimento de competências das lideranças do Executivo mineiro, por meio de trocas estruturadas sobre práticas, aprendizados e desafios vivenciados na jornada de desenvolvimento
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Governo de Minas reuniu, nesta semana, os subsecretários e superintendentes estaduais para o primeiro Encontro de Portfólios de 2025. O PDL faz parte do programa Transforma Minas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), e é realizado desde 2019. Ele tem a Fundação João Pinheiro (FJP) como parceira executora das ações formativas.
O encontro aconteceu no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), na Praça da Liberdade, nessa terça e quarta-feira (8 e 9/4). O objetivo da iniciativa é promover o autodesenvolvimento das lideranças por meio de uma reflexão profunda sobre sua atuação, com foco no autoconhecimento, vulnerabilidade, e identificação de competências a serem desenvolvidas.
“Desenvolver e capacitar nossas lideranças é extremamente necessário. Com o PDL buscamos ofertar esse ambiente de formação, mas também de trocas profissionais e de experiências. Conhecer o trabalho do outro e iniciativas que deram certo impulsiona os líderes a buscarem outras opções. É uma forma de levar aprimoramento ao trabalho de nossos servidores, para uma entrega ainda melhor para os mineiros”, destaca a secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Neste ciclo de 2025, aproximadamente 410 lideranças serão capacitadas, incluindo subsecretários, superintendentes, gestores de Recursos Humanos e gestores regionais.
PDL
Parte do Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas, o PDL visa desenvolver líderes para atuar de forma inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados.
O Programa adota metodologias distintas conforme o público-alvo. Para subsecretários e superintendentes, o foco está no desenvolvimento da liderança em paralelo ao acompanhamento de seus resultados estratégicos, integrando o fortalecimento de competências com a entrega de valor para o governo.
Neste ciclo, o PDL Regionais aprofunda o olhar sobre a setorialidade, promovendo uma formação prática e colaborativa voltada à resolução de desafios reais nos territórios. Já o PDL RH tem como diretriz o fortalecimento da gestão de pessoas como eixo estratégico, preparando profissionais para atuarem como agentes de transformação nas políticas e práticas de Recursos humanos.
A subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Christiana Dornas Rodrigues, foi uma das participantes do Encontro de Portfólios desta quarta-feira (9/4).
“É o meu primeiro ciclo no PDL e eu estou muito animada. Escolhi a competência de orientação para resultados, pois entendo que na minha atuação é necessário apresentar dados e resultados. Estou com uma expectativa muito boa de que isso ajude a avançar ainda mais as ações de todos os programas de prevenção” afirma Christiana.
Os encontros de portfólio usam metodologias com atividades que garantam uma experiência de aprendizado interativa e introspectiva, com foco no autodesenvolvimento das lideranças.
Os participantes foram incentivados a se comprometer com ações concretas que gerem mudanças em sua liderança e no impacto que causam nas equipes e organizações.