Programa Água Doce realiza ações no semiárido mineiro

Oficinas promovem conscientização das comunidades nas práticas sustentáveis com água

A equipe do Programa Água Doce (PAD), coordenada pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou oficinas de sustentabilidade ambiental em em três municípios do semiárido mineiro entre os dias 1 a 4/4.

As oficinas de sustentabilidade ocorreram no município de Pai Pedro, comunidade Vila do Sudário, foram entregues cem vasilhames para a população. Também foram realizadas quatro reuniões para elaboração dos acordos de gestão compartilhada nos municípios de São João do Paraíso e Salinas. Participaram das oficinas moradores, líderes comunitários, educadores, agentes comunitários de saúde e representantes de instituições locais, municipais e estaduais.

Atualmente, o Programa Água Doce conta com 58 sistemas de dessalinização com obras concluídas, das quais 37 estão em pleno funcionamento, com a distribuição de aproximadamente dois milhões de litros de água de altíssima qualidade para a população das comunidades rurais do semiárido mineiro.

O coordenador do componente sustentabilidade ambiental da Cedec, Diego Martins, explica que a realização das oficinas junto aos beneficiários do programa é muito importante. “As palestras e oficinas têm como objetivo abordar conceitos relativos à obtenção, armazenamento, manuseio, transporte adequado e conservação da água para consumo humano, contribuindo assim para a prevenção e a manutenção das condições de saúde da população”, ressalta.

O PAD

O PAD é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano (água doce). Com a implantação dos sistemas de dessalinização é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando desta forma o acesso à água potável de qualidade e melhoria de vida da população local.

No mês de outubro de 2022 foi assinado junto ao então Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o Acordo de Cooperação Técnica e o contrato que preveem a execução de 30 sistemas da Fase II do Programa Água Doce em Minas Gerais, com investimento de R$9,3 milhões. A ação visa reforçar as ações do Programa Água Doce em Minas, elevando de 69 para 99 os Sistemas de Dessalinização, por meio do Programa.