Professores podem atuar na avaliação de cursos das universidades estaduais
Subsecretaria da SEE está selecionando interessados para montar banco de avaliadores
Estão abertas inscrições para preenchimento de um banco de avaliadores que terá a função de inspecionar as instituições e os cursos de ensino superior das universidades estaduais. O prazo para os interessados se cadastrarem por meio do site www.cadastroavaliador.educacao.mg.gov.br vai até dia 21/3. Os documentos previstos no edital deverão ser encaminhados pelo mesmo endereço eletrônico.
Em fevereiro, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou o edital de chamada pública para ocupar as vagas. Os especialistas irão compor as bancas que vão verificar as exigências estruturais de corpo docente e a qualidade de ensino para certificação e autorização dos cursos oferecidos nas universidades e escolas de governo sob responsabilidade do Estado.
Inscrições
É exigido que o candidato seja docente da educação superior com vínculo atual e em pleno exercício de suas funções em instituições públicas ou privadas, tenha disponibilidade anual de ao menos três períodos na agenda para composição das bancas, entre outros requisitos. O edital ressalta que “os avaliadores que integram o Banco de Avaliadores do Sistema Estadual de Educação não podem possuir qualquer tipo de vínculo empregatício com a SEE”.
Clique aqui para acessar o edital de chamada pública e outras informações.
Processo de certificação
Como exemplo das atribuições que estão sob a responsabilidade dos integrantes do grupo está a avaliação para autorização de novos cursos.
Na última semana, dois avaliadores da Subsecretaria de Ensino Superior de Minas Gerais analisaram a oferta da especialização lato sensu em Direito Militar, única na modalidade no país. O curso, que será oferecido pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e realizado na sede da Justiça Militar, terá duração de 360h, com vagas para assessores jurídicos da instituição.