Prodemge e UFMG avançam em projeto de inteligência artificial para a Advocacia-Geral do Estado

Tecnologia pode ajudar procuradores a identificar cisões fraudulentas de empresas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Advocacia-Geral do Estado (AGE/MG), está desenvolvendo uma solução inovadora baseada em Inteligência Artificial Generativa (IA) para apoiar os procuradores na identificação de indícios de cisões fraudulentas de empresas, prática que dificulta a recuperação da dívida ativa e compromete a justiça fiscal.

O projeto, iniciado em outubro de 2025 e com conclusão prevista para abril de 2026, integra um Acordo de Parceria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a Prodemge e a UFMG, além de um Acordo de Cooperação Técnica com a AGE/MG.

“A ferramenta permitirá pesquisas inteligentes em linguagem natural sobre dados estruturados no Datalake do Argos, agilizando investigações patrimoniais e tornando mais eficiente a recuperação da dívida ativa do Estado”, destaca a gerente de Inovação Mônica Rocha.

Argos é o sistema desenvolvido pela Prodemge para AGE, o qual centraliza e busca informações patrimoniais para auxiliar na execução fiscal. Essa aplicação utiliza o Datalake que é um repositório centralizado de dados do governo, desenvolvido e operado também pela companhia, que unifica informações estruturadas e não estruturadas.

Para o procurador de Estado Claudemiro de Jesus Ladeira, a solução baseada em IA generativa permitirá ampliar a responsabilização e garantir que patrimônios envolvidos sejam usados como garantia do crédito estadual.

“Essa tecnologia fortalece a inteligência institucional e contribui para recuperar recursos destinados a políticas públicas em benefício da coletividade”, reforça.

Workshop

A UFMG sediou workshop para apresentação dos Produtos 1 e 2, que englobam o entendimento e verificação da qualidade da base de dados para criação do agente analítico, o mapeamento de informações relevantes e definição de questionamentos para o agente analítico.

O encontro, em dezembro, teve como objetivo validar as primeiras entregas e promover a transferência de conhecimento entre as equipes.

A Prodemge é responsável pela gestão do projeto, coordenando o processo de contratação e gestão do PD&I junto à UFMG e junto à AGE, além de fornecer conhecimento técnico sobre o sistema Argos, suas bases de dados e garantindo acesso seguro às informações.

Durante o evento, os colaboradores da companhia e da AGE esclareceram dúvidas técnicas e destacaram pontos importantes para a próxima etapa do projeto.

Esta é a primeira parceria de PD&I da Prodemge com uma universidade. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de atender a AGE-MG por modernização do sistema Argos com Inteligência Artificial. As áreas de negócios, inovação, equipe técnica, jurídico e compras identificaram no PD&I, o melhor caminho viável para atendimento do cliente.

“Essa parceria é uma oportunidade de transformar a atuação da AGE, mostrando que inovação vai além da tecnologia: envolve colaboração e visão de futuro. Iniciativas como essa são essenciais para modernizar o setor público e melhorar a arrecadação, garantindo serviços melhores ao cidadão”, conclui a superintendente de Inovação e TI da AGE/MG, Juliane Silva Damasceno.



Últimas