Primeiro Encontro Estadual de Gestoras reforça importância da participação feminina na política

Evento reuniu mulheres de toda Minas Gerais para troca de experiências e fortalecer a gestão pública nos municípios

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas reafirma seu compromisso com a promoção e garantia dos direitos das mulheres ao promover o primeiro Encontro Estadual de Gestoras.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), nessa segunda-feira (24/3), reuniu lideranças femininas de todo o estado para debater desafios, compartilhar experiências e fortalecer a representatividade das mulheres na política e na gestão pública.

O governador Romeu Zema participou da abertura do encontro por meio de um vídeo, destacando a importância da iniciativa. “Para o Governo de Minas, é uma grande satisfação promover um evento que reforça a relevância da participação feminina na gestão pública e no desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador.

 

"Na minha gestão tivemos uma significativa presença feminina na administração pública, principalmente nos cargos de liderança. Isso é fundamental para construirmos um estado mais justo, equilibrado e eficiente. Ser gestor exige coragem, determinação e compromisso, e vocês, mulheres, fazem isso com um olhar sensível, atento e estratégico, contribuindo para melhorar ainda mais a vida dos mineiros", enfatizou Romeu Zema.

 
   
   

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, reforçou o papel essencial das mulheres nos espaços de decisão. “Estamos aqui para fazer uma política de mulheres com qualidade, para oferecer dignidade, oportunidade e autonomia”, pontuou a secretária.
 

 

"Sabemos que o caminho ainda é desafiador, mas é através do fortalecimento de redes, da troca de experiências e do acesso a mais oportunidades que conseguiremos ampliar a presença feminina nos espaços de poder. Nosso objetivo é seguir avançando e apoiando as mulheres para que ocupem esses lugares, trazendo suas perspectivas e contribuindo para uma política pública mais eficiente e inclusiva", afirmou Alê Portela.

 
   
   


“Tenho certeza de que os frutos desse encontro serão transformadores. Essas gestoras que pararam tudo para poder estar aqui discutindo gestão pública, certamente, vão voltar melhores para suas cidades e vão entregar o melhor resultado”, avaliou o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro.

Programação e debates

Ao longo do dia, as participantes acompanharam debates e painéis temáticos sobre os desafios da mulher no poder, o empreendedorismo como política pública e a organização das conferências municipais, regionais, estadual e nacional voltadas para os direitos das mulheres.
 

Júlia Fernandes / Sedese

Priscilla Bobbia, secretária de Desenvolvimento Social de Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas, destacou a importância do evento para o município. “Estamos aqui para aprender mais sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo governo estadual para levar para o município, porque precisamos cuidar mais das nossas mulheres”, disse.

A subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres, Joana Coelho, ressaltou a importância do evento para ampliar o debate sobre a presença feminina na gestão municipal. “Reunimos aqui mulheres que fazem a diferença em seus municípios e que enfrentam desafios diários para construir uma gestão mais representativa. Este encontro é uma oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer parcerias e reafirmar a necessidade de mais mulheres nos espaços de decisão”, completou Joana.

Outro destaque do evento foi o desfile de peças produzidas por mulheres atendidas pelo Trajeto Moda, projeto da Sedese que oferece qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social conquistarem autonomia financeira por meio da moda.

O primeiro Encontro Estadual de Gestoras se consolidou como um marco para as políticas públicas voltadas às mulheres em Minas Gerais. A expectativa é que esta edição seja o ponto de partida para um diálogo permanente sobre o tema, reforçando o compromisso do governo estadual em promover iniciativas que incentivem a participação feminina e ampliem suas conquistas na gestão pública.



Últimas