Primeira edição do Seminário Bens Culturais e Turismo da Fé é realizado em Mariana 

Iniciativa integra a programação do Minas Santa e busca refletir sobre a preservação dos acervos, tradições e peças que fazem parte da cultura religiosa mineira

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A cidade histórica de Mariana recebe nesta quarta e na quinta-feira (9 e 10/4), a primeira edição do Seminário Bens Culturais e Turismo da Fé. A iniciativa integra o Minas Santa, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e Fundação Clóvis Salgado (FCS)

 A proposta do evento, que acontecerá na sede Cúria Metropolitana de Mariana, é refletir sobre a preservação dos acervos, tradições e peças que fazem parte da cultura religiosa, contribuindo para alavancar o turismo, reforçando a história e a identidade.  

Com foco no patrimônio histórico e cultural relacionado à fé religiosa, o evento será um espaço voltado para o  aprendizado, reflexão e troca de conhecimento, reunindo especialistas, pesquisadores e representações religiosas para discutir o impacto da fé na arquitetura, nas artes e nas tradições locais, também com um olhar especial para o turismo religioso como uma ferramenta de desenvolvimento local. 

A programação reúne a apresentação de conferências, mesas temáticas, estudos de casos, além de exposições e intervenções culturais. Na solenidade de abertura, haverá a entrega de acervos conservados e restaurados pelo Curso Técnico em Conservação e Restauro da Faop para o Museu de Arte Sacra de Mariana e as comunidades. 

O evento tem entrada gratuita (mediante inscrição prévia na plataforma Sympla), e contará também com transmissão on-line no canal do evento no YouTube, permitindo que pessoas de qualquer parte do mundo possam acompanhar as atividades em tempo real. 

Este seminário é uma oportunidade para fortalecer o entendimento sobre o papel da fé na cultura, ao mesmo tempo que busca incentivar o turismo e a valorização dos bens culturais históricos como recursos para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

O evento é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É idealizado pela Faop, com o apoio do Instituto Território Criativo e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Realização A Casa Arte e Cultura e Governo de Minas Gerais - Governo diferente, Estado Eficiente.

Confira aqui a programação completa.



Últimas