Presídio de Piumhi inaugura pavilhão do semiaberto

Obras são resultado de acordo entre o Sistema Prisional com as prefeituras de Piumhi, Doresópolis e Capitólio

Um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e as prefeituras de Piumhi, Doresópolis e Capitólio possibilitou a construção de um pavilhão com 24 vagas para detentos do regime semiaberto do Presídio de Piumhi. O investimento dos municípios, situados na região Centro-oeste do estado, foi de aproximadamente R$ 80 mil.

Crédito: Divulgação/Seap

As obras tiveram início em julho de 2018. Trabalharam cerca de dez presos nas funções de pedreiro, pintor, eletricista e bombeiro.

O novo local tem 90 metros quadrados e somente a parte de serralheira foi executada fora da unidade prisional. Os detentos tiveram direito a remição de pena, ou seja, um dia a menos na pena para cada três dias de atividades laborais.

O diretor-geral do Presídio de Piumhi, Fábio Vinicius Luz, destaca o empenho de todos na construção do pavilhão.

“Essa união de esforços representa o apoio e compromisso das autoridades e comunidade da região em prol da segurança pública. Todos somos responsáveis, podemos e devemos fazer algo”, lembra o diretor.

O pavilhão representa mais segurança para servidores, população e para os próprios presos, pois aqueles que estão no regime semiaberto ficam separados dos detentos do regime fechado, evitando desta forma possíveis coações para a entrada de objetos ilícitos na área carcerária.

A administração da verba e compra de material foi gerida pelas três prefeituras. Autoridades e servidores do presídio estiveram presentes na solenidade de inauguração.