Presídio de Ituiutaba recebe dois galpões de trabalho e inovações na segurança

Presos vão produzir fraldas e absorventes descartáveis; material será destinado a instituições filantrópicas e detentas do estado

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) inaugurou, nesta quinta-feira (25/7), dois galpões para oficinas de trabalho no Presídio de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. A unidade recebeu também um complexo de segurança com sala para o Grupamento de Escolta Tática Prisional (Getap), estacionamento para as viaturas, sala do núcleo de segurança interna, sala de revista e sala de triagem.

Uma das oficinas de trabalho já está em funcionamento, com o projeto Liberdade em Ciclos, que produz fraldas e absorventes. Essa oficina tem capacidade de produção de cerca de quinhentas fraldas e mais de mil absorventes por dia. Toda a produção será destinada a creches, hospitais, abrigos municipais e também para uso do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

Presente na solenidade de inauguração dos novos espaços, o diretor-geral do Depen-MG, Leonardo Badaró, relata que o projeto Liberdade em Ciclos já tem cinco detentos dedicados à fase piloto, que está em andamento no Presídio de Ituiutaba. “A entrega dos dois galpões de trabalho é de grande importância pois vai proporcionar meios de reinserção social aos indivíduos privados de liberdade”, destacou.

Com a inauguração, o Presídio de Ituiutaba ganha também um reforço na segurança, uma vez que toda escolta e demais viaturas terão uma entrada exclusiva. As aberturas de grades e portões serão aéreas e com vigilância 24 horas por dia, com suporte de um sistema de videomonitoramento.

(Sejusp / Divulgação)

Além disso, o espaço conta com um local mais seguro para admissão e desligamento dos indivíduos privados de liberdade.

Obras

Foram investidos cerca de R$ 180 mil nas obras, provenientes do Poder Judiciário, por meio da Comarca de Ituiutaba. Em todas as fases dos trabalhos, houve utilização de mão de obra carcerária para os serviços de pedreiro, serralheria, hidráulica, elétrica e pintura.

“Esta obra é uma conquista, um grande avanço para a execução penal na Comarca de Ituiutaba porque oferece um novo espaço para o cumprimento da pena no regime semiaberto. Representa o fruto de um trabalho conjunto do Poder Judiciário, do Poder Executivo, da Polícia Penal, com a ajuda da Prefeitura”, ressaltou o juiz de Direito da Vara Criminal de Ituiutaba, André Luiz Riginel da Silva Oliveira.

Os novos espaços de trabalho vão proporcionar aos presos a oportunidade de aprender uma profissão e, ainda, de receber remição de pena, ou seja, para cada três dias trabalhados, será reduzido um dia no cumprimento da pena.

Projeto

O Liberdade em Ciclos é uma iniciativa da Diretoria de Trabalho e Produção da Superintendência de Humanização do Atendimento, do Depen-MG, que consiste na fabricação de absorventes e fraldas descartáveis produzidas por presos, nas dependências de unidades prisionais de Minas Gerais.

A produção de absorventes chega a cerca de 150 mil por mês, destinados a doação e ao consumo interno nas unidades prisionais do Estado.