População do Vale do Lítio recebe atendimento presencial do Governo de Minas

Moradores serão ouvidos pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) ao longo desta semana

OGE-MG / Divulgação

A região que mais tem se transformado em Minas Gerais também se prepara para ser ouvida de perto pelo Governo do Estado, a partir desta segunda-feira (20/5), por meio do projeto Ouvidoria Móvel da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG).

São milhares de vidas já transformadas pelo Vale do Lítio, projeto econômico-social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que tem como objetivo desenvolver os municípios do Nordeste e Norte de Minas, a partir da cadeia produtiva do lítio.

E a OGE/MG estará na região nesta semana para oferecer atendimento presencial aos cidadãos, tirar dúvidas e registrar as manifestações da população, sejam elogios, reclamações, denúncias, solicitações ou sugestões sobre os serviços públicos estaduais. Além de apoiar as prefeituras na criação ou aperfeiçoamento de canais de ouvidorias públicas municipais.

Na primeira viagem especial ao Vale da Esperança, serão realizadas Ouvidorias Móveis em Rubelita (20/5), no Norte de Minas; Coronel Murta (21/5), Araçuaí (22/5) e Virgem da Lapa (23/5), no Vale do Jequitinhonha.

Os demais municípios que compõem o projeto Vale do Lítio também serão contemplados a partir de junho.

Vale do Lítio

Após um ano em que foi apresentado oficialmente para o mundo, o projeto Vale do Lítio já colhe frutos e provas da transformação na vida dos mineiros dos municípios que abrigam a maior reserva nacional do mineral.

São mais de 10 mil empregos diretos e indiretos gerados, aumento da renda para a população local, investimentos que ultrapassam os R$ 5,5 bilhões, com previsão de que até 2030 o montante se amplie para R$ 20 a R$ 30 bilhões, além de melhorias em infraestrutura, como o avanço das obras em rodovias, o que beneficia direta e indiretamente milhares de pessoas na região.

O mineral é utilizado em diversas aplicações, sendo a mais comum a fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos. Por isso, será um item bastante demandado nos próximos anos pela indústria.

Ouvidoria Móvel

O objetivo é levar atendimento presencial ao cidadão em pontos estratégicos das cidades visitadas, como em praças públicas e eventos com grande fluxo de pessoas, com o ônibus caracterizado da OGE/MG, em estandes montados ou de forma itinerante, para tirar dúvidas e divulgar os canais de atendimento para recebimento de manifestações.

A iniciativa aproxima o Governo de Minas dos cidadãos, dando voz para que eles fiscalizem a gestão pública estadual.

Além da viagem especial ao Vale do Lítio, o projeto Ouvidoria Móvel da OGE/MG já realizou 14 ações até o momento em 2024, por cidades do interior e diversos pontos de Belo Horizonte, incluindo a escuta de foliões no Carnaval da Liberdade em BH, o atendimento a torcedores em dois jogos do Campeonato Mineiro, e também a realização de Ouvidoria Móvel itinerante, que percorreu, em único dia, oito pontos da capital.

A programação para 2024 é extensa e, até o fim do ano, outras cidades de diversas regiões do estado também serão rota do projeto.

Canais de Atendimento

Os cidadãos também podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:

- Bel, assistente virtual da OGE/MG - (31) 3915-2022 (WhatsApp)

- Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

- Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

- Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque - Saúde