Pesquisa sobre o Novo Ensino Médio busca aprimorar a implementação do modelo em Minas Gerais

Por meio da consulta pública, Secretaria de Educação quer entender desafios enfrentados na ponta para viabilizar decisões mais assertivas e ajustes estratégicos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio (Pnem), inédita em Minas Gerais, dá voz à comunidade escolar que está em contato direto e diário com o Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo é entender os desafios, expectativas e percepções de estudantes, professores e diretores sobre o novo modelo de ensino, que começou a ser implementado no ano passado. Os participantes têm até domingo (9/7) para responder a pesquisa, que demanda cerca de 15 minutos para ser preenchida.

A partir desse levantamento, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) terá insumos para viabilizar decisões mais assertivas e pensar estratégias que otimizem a arquitetura curricular do NEM, que está sendo implantado de forma gradual na rede estadual e, a partir de 2024, será realidade nas três etapas deste nível de ensino.

A subsecretária de desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, reforça a importância da pesquisa e da participação dos envolvidos no processo de implementação do Novo Ensino Médio. "É fundamental a participação de todos, para que a gente possa colher o maior número de informações e estudar possibilidades de ajustes e adequações, que contemplem a realidade da nossa rede e que permitam adaptações ao longo do próximo ano", ressalta. 

A Pnem leva em consideração a diversidade do estado no processo de obtenção de dados que embasem decisões e aperfeiçoamentos na aprendizagem dos estudantes, nas condições de trabalho dos profissionais da educação e da gestão escolar. Assim, é possível realizar a implementação do Novo Ensino Médio de forma democrática e participativa.

Nicholas Augusto Machado, do 2º ano do NEM na Escola Estadual Doutor Fernando Alexandre, em Ituiutaba, aponta que esse é o momento que os alunos têm para dar a sua opinião sobre as aulas e é extremamente importante para aperfeiçoar os conteúdos. Lavínia Vitória Pereira, também do 2º ano na instituição, destaca que as eletivas de redação e Projeto de Vida são muito importantes para o futuro dos jovens. "Eu acho importante a gente dar a nossa opinião porque isso pode proporcionar melhorias. O questionário foi fácil e prático de responder", pontua a estudante.

Questionários da Pnem

Cada grupo de participantes tem um questionário específico para a realização da pesquisa. Foram disponibilizados três links com formulários distintos: estudantesprofessores e gestores escolares. Para orientar sobre a aplicação da pesquisa, a SEE/MG disponibilizou o Manual para Aplicação da Consulta Pública.

Para Márcia Helena da Silva, diretora da Escola Estadual Fernando Alexandre, em Ituiutaba, o foco hoje não são somente as disciplinas, mas o desenvolvimento de competências e habilidades, e que o questionário do PNEM é um momento importantíssimo para se pensar como tem ocorrido essa implementação nas escolas. “É o momento para nossa reflexão como comunidade escolar sobre como tem sido a implementação do Novo Ensino Médio na nossa escola, se atende à nossa realidade, se esperamos melhorias. Tudo isso nós vamos conseguir por meio do Pnem”, frisa a diretora. 

A escuta dos estudantes é direcionada a todos os alunos do 2º ano do ensino médio e do 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão é que sejam cerca de 390 mil estudantes respondentes. O levantamento com os professores é voltado aos docentes que atuam no 1° e 2° ano do ensino médio, tanto na Formação Geral Básica quanto nos Itinerários Formativos. Já a pesquisa com os gestores escolares é voltada a todos os diretores, Especialistas em Educação Básica (EEB) e coordenadores do NEM.



Últimas