Parceria tecnológica vai impulsionar inovação no setor elétrico brasileiro

Cemig e Google Cloud ampliam atuação para acelerar entrega de produtos tecnológicos maduros ao mercado

A Cemig busca fortalecer e acelerar cada vez mais a área de inovação em parceria com o Google Cloud, que oferece diversas tecnologias em ambiente robusto, escalável e seguro para experimentação, testes e validação de soluções inovadoras, além de suporte técnico especializado e treinamentos.

A parceria irá atender ao programa Inova Cemig e tem objetivo de desenvolver soluções inovadoras para os desafios do setor elétrico no contexto da transição energética.

A partir de agora, as startups, os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e as universidades que participam do Inova Cemig podem ter acesso à moderna tecnologia oferecida pelo Google Cloud.

De acordo com Tales Brumon, gestor do Núcleo de Inteligência Artificial da Cemig, a parceria é um acelerador para a entrega de produtos tecnológicos maduros ao mercado.

"Ao fornecer suporte técnico e estratégico, o Google Cloud nos ajudará a impulsionar o programa Inova Cemig e demonstrar o nosso compromisso com o ecossistema de inovação no Brasil”, comenta.

Diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese destaca o compromisso da Cemig com o desenvolvimento de soluções inovadoras que viabilizam a transição energética.

“Estamos criando um caminho para explorar importantes pilares de desenvolvimento, como a aplicação da Inteligência Artificial para otimização de recursos e aumento da eficiência".

“No Google Cloud, ajudamos os clientes de maneira única, a partir de pilares como infraestrutura de nuvem moderna, otimizada para IA, que permite construir de forma rápida, segura e eficiente ferramentas para desenvolvedores que promove uma experiência única", destaca Leonardo Almeida, diretor de Energia, Recursos Naturais e Manufatura do Google Cloud Brasil.

Ele destaca ainda que disponibiliza soluções para integrar dados, conectando-os com o que há de mais inovador em IA para gerar insights.

Sobre o Inova Cemig

O Inova Cemig é o programa de inovação da Cemig e tem como objetivo enfrentar os desafios da transição energética e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e eficiente no setor de energia no Brasil.

O programa apoia o ecossistema de inovação e incentiva o empreendedorismo, e desenvolve projetos focados em Inteligência Artificial, geração sustentável, descarbonização, eletromobilidade, smart grids e armazenamento de energia.

Mais informações sobre os projetos do programa Inova Cemig podem ser conferidas no portal Inova Cemig e no LinkedIn.