Parceria entre Secretaria de Educação e Instituto Federal do Sul de Minas oferece cursos profissionalizantes para estudantes da EJA

São cerca de 7 mil vagas em escolas de várias cidades; inscrições se encerram no dia 12/8

Em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Pouso Alegre, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está oferecendo cursos de Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional (EJA-EPT).

Esta iniciativa visa proporcionar uma oportunidade única para pessoas com mais de 18 anos ingressarem no ensino médio na modalidade EJA enquanto realizam cursos profissionalizantes.

São cerca de 7 mil vagas distribuídas entre 11 diferentes cursos. Podem participar estudantes que tenham iniciado o primeiro período do ensino médio na EJA, mas não concluíram; além de pessoas que tenham concluído o ensino fundamental e estejam interessadas em cursar o ensino médio simultaneamente a uma formação profissional.

As inscrições estão abertas diretamente nas escolas participantes e se encerram em 12/8. Para mais informações, acesse o link ou entre em contato pelo telefone (35) 3427-6620.

“A formação é extremamente importante, queremos qualificar todos os estudantes que procurarem a Educação de Jovens e Adultos para se formar”, afirma a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.

Cursos oferecidos

Os cursos serão ministrados em 38 escolas distribuídas por 35 municípios das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Barbacena, Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Manhuaçu, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

As opções incluem: Laboratorista de Solos, Operador de Tratamento de Águas e Efluentes, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Soldador de Estruturas e Tubulação no processo MIG/MAG, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança e Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial.

Retorno aos estudos

Além da oferta da EJA-EPT, a SEE/MG está com inscrições abertas para aqueles que desejam retornar aos estudos no modelo de Ensino Básico. Os interessados podem procurar a escola de sua preferência, que ofereça esta modalidade, para realizar a matrícula. Atualmente, essa modalidade é oferecida em 1.369 escolas estaduais, abrangendo 577 municípios em todo o estado.

A relação das escolas, municípios e cursos disponíveis estão neste link.