Ouvidoria-Geral do Estado visita mais quatro cidades e conclui ciclo no Vale do Lítio

Pedra Azul, Medina, Itaobim e Itinga estão na rota da OGE/MG, que levará atendimento presencial ao cidadão e capacitação aos servidores municipais

A partir desta segunda-feira (8/7), a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) conclui o ciclo de viagens pelas cidades do Vale do Lítio, projeto econômico-social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que tem como objetivo desenvolver os municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, a partir da cadeia produtiva do lítio. Equipe da OGE/MG estará nas ruas para ouvir, de forma presencial, os moradores das cidades de Pedra Azul (8/7), Medina (9/7), Itaobim (10/7) e Itinga (11/7).

Essa é a terceira viagem da Ouvidoria-Geral do Estado para o Vale da Esperança em menos de dois meses. Ao todo, serão 12 municípios atendidos em 13 dias, com mais de 1.100 quilômetros de estradas percorridos. Serão mais de 100 horas de atendimento presencial ao cidadão por meio do projeto Ouvidoria Móvel, que tem caminhado pelas ruas, praças e o comércio local, e de capacitação aos servidores a partir do programa A Voz dos Mineiros, com o objetivo de criar e fortalecer ouvidorias municipais.

No final de maio, foram visitados os municípios de Rubelita, Coronel Murta, Araçuaí e Virgem da Lapa. E, no início de junho, Teófilo Otoni, Turmalina, Capelinha e Malacacheta. A cidade de Salinas, que também integra o Vale do Lítio, já tinha recebido ação da OGE/MG em abril deste ano.

Ações estratégicas

O projeto Ouvidoria Móvel leva atendimento presencial aos mineiros com o intuito de esclarecer dúvidas, divulgar os canais de atendimento e registrar manifestações acerca dos serviços públicos estaduais. A iniciativa aproxima o Governo de Minas dos cidadãos, dando voz para que eles fiscalizem a gestão pública estadual. Neste ano, já foram realizadas 25 Ouvidorias Móveis pelas cidades do interior e diversos pontos de Belo Horizonte.

Em outra frente, a OGE/MG tem apoiado as prefeituras na criação e aperfeiçoamento de canais de ouvidorias públicas por intermédio do programa A Voz dos Mineiros. A ação contempla consultorias especializadas, com etapas de capacitação, diagnóstico e proposta de implementação.

Vale do Lítio

Após um ano em que foi apresentado oficialmente para o mundo, o projeto Vale do Lítio já colhe frutos e provas da transformação na vida dos mineiros dos municípios que abrigam a maior reserva nacional do mineral. São mais de 10 mil empregos diretos e indiretos gerados, aumento da renda para a população local e investimentos que ultrapassam os R$ 5,5 bilhões.

Canais de atendimento

Os cidadãos também podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:

- Bel, assistente virtual da OGE/MG - (31) 3915-2022 (Whatsapp)

- Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

- Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

- Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque - Saúde