O que levar para o hospital? Entenda a importância de uma bagagem leve e organizada
Excesso pode prejudicar a rotina de atendimento na unidade
A ida ao hospital, seja para uma consulta de rotina ou uma emergência, costuma gerar uma série de preocupações. Uma delas é a preparação da mala. Muitas pessoas acreditam que precisam levar tudo o que possuem em casa para se sentir confortáveis durante a internação. No entanto, essa prática pode gerar mais problemas do que soluções.
Geralmente, a enfermaria de hospital e o pronto-socorro são locais com espaço limitado como é o caso do Serviço Médico de Urgência (SMU) do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte. Por lá, passa um grande fluxo de pessoas diariamente, e por isso, malas grandes e cheias de objetos pessoais podem atrapalhar a circulação de médicos, enfermeiros e outros profissionais, além de dificultar a organização do espaço para dar o mínimo de conforto ao paciente.
Levar apenas o essencial
Nesse sentido, o diretor de Saúde, Felippe Fagioli, alerta para algumas medidas necessárias: “Hospitais são locais com alto risco de contaminação. Levar muitos objetos pessoais pode dificultar a limpeza e aumentar as chances de transmissão de doenças.
Da mesma forma, uma mala pesada e volumosa pode limitar o espaço em que o paciente estará causando desconforto e até mesmo atrapalhando o atendimento se deixada no meio do caminho”, orienta.
Ele destaca ainda que objetos de valor, como celulares e notebooks, podem ser perdidos ou furtados em ambientes com grande circulação de pessoas e por isso devem ser evitados durante as internações.
O que levar na mala para o hospital?
Documentos
RG, CPF, cartão de beneficiário do Ipsemg, exames recentes e lista de medicamentos de uso contínuo.
Itens de higiene pessoal
Escova de dentes, pasta de dente, sabonete, shampoo, condicionador, pente e desodorante.
Roupas confortáveis
Algumas peças de roupa leves e confortáveis quando não for viável usar roupas fornecidas pelo hospital
Medicamentos
Apenas os medicamentos prescritos pelo médico e que não sejam fornecidos pelo hospital.
Objetos pessoais
Material para leitura, celular e carregador.
No SMU algumas enfermarias possuem gabinetes criados para que os objetos pessoas sejam guardados, o ideal é que cada paciente utilize este espaço para a guarda de seus objetos.
O que evitar levar:
Alimentos
A alimentação no hospital é controlada e adaptada às necessidades de cada paciente.
Objetos de valor
Joias, relógios, dinheiro em excesso e outros objetos de valor devem ser deixados em casa.
Eletrodomésticos
Secadores de cabelo, chapinhas e afins não devem ser levados.