Novo Painel de Monitoramento do Licenciamento Ambiental em Minas disponibiliza acompanhamento de dados e cumprimento de metas

Ferramenta de Business Intelligence (BI) combina diversas funcionalidades em uma só interface, facilitando a interpretação dos dados e otimizando a tomada de decisões

Reforçando o compromisso contínuo na inovação e otimização da gestão sustentável em Minas, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) desenvolveu um novo Painel de Monitoramento do Licenciamento Ambiental do Estado.

A ferramenta de Business Intelligence (BI) representa um avanço significativo, pois permite aos chefes de Unidades Regionais e à alta gestão da Feam e do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) não apenas acompanhar, mas também monitorar de forma eficaz o progresso do Licenciamento Ambiental no estado.

O painel traz dados extraídos diretamente do Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA).

A utilização de uma plataforma de BI para este fim traz a vantagem de se combinar diversas funcionalidades analíticas em uma única interface, facilitando a interpretação de grandes volumes de dados e a tomada de decisões baseada em informações concretas.

“O painel de monitoramento promove uma gestão mais transparente e responsável. Ao disponibilizar esses dados de maneira organizada e acessível, a Feam reforça seu papel de liderança na gestão ambiental e no cumprimento de suas responsabilidades regulatórias”, avalia Marina Vilaça, gerente de Estratégia Regional da Feam.

Agilidade e precisão

A iniciativa da Gerência de Estratégia Regional da Feam em desenvolver a ferramenta reflete a compreensão das necessidades atuais de gestão ambiental, nas quais agilidade e precisão são fundamentais.

“Com a implementação dessa plataforma, espera-se que haja uma melhoria contínua nos processos de licenciamento, beneficiando não apenas a administração pública, mas também a sociedade como um todo, que depende de um meio ambiente saudável e bem gerido”, destaca Cristiano Meirelles, servidor da Gerência de Estratégia Regional da Feam e responsável pelo desenvolvimento dos painéis.

“É uma ferramenta que não só beneficia os gestores ambientais em suas tarefas diárias, mas também serve como um recurso valioso para a sociedade, garantindo que o meio ambiente seja preservado e protegido para as gerações futuras”, completa.

Principais indicadores

Os principais indicadores monitorados pelo painel incluem uma visão temporal da quantidade de processos de licenciamento formalizados (evolução das entradas), da quantidade de processos concluídos (evolução das saídas), da quantidade de processos em andamento (pendentes de decisão) e dos processos que compõem o passivo (pendentes de decisão que extrapolaram o prazo de análise previsto).

A visão temporal desses indicadores permite explorar uma linha do tempo com demonstrativos da evolução por ano, bimestre ou mês, permitindo ainda a aplicação de filtros por Unidade Regional, por tipo de licenciamento e por ano.

O painel possibilita, ainda, o detalhamento das Modalidades de Licenciamento, das Fases, das Classes Predominantes, das Tipologias da Atividade Principal, se possuem ou não Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e das Decisões por Mérito.

Também é possível traçar um comparativo das entradas e das saídas com as do ano anterior, seja mês a mês, ou no acumulado mensal, possibilitando identificar claramente o aumento ou a diminuição tanto das demandas quanto da produtividade do órgão no que se refere à análise dos processos de licenciamento ambientais.

Ainda nesta esteira, o painel traz um indicador do tempo médio de análise dos processos concluídos, estratificado por ano, por regional e pela tipificação da modalidade do processo.