Ministério da Educação avalia implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Minas Gerais

Durante visita técnica, foram trabalhados pontos importantes para aprimorar a alfabetização no estado

No próximo domingo (8/9), é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, data que tem como objetivo destacar a importância da alfabetização e promover o acesso à educação básica para todos. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem se empenhado para garantir a implementação das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Para apoiar a construção da Política de Alfabetização do Estado de Minas Gerais, a pasta recebeu, nesta semana, uma representante do Ministério da Educação (MEC) para uma visita técnica para verificar a implementação das ações do CNCA no estado.

A visita técnica envolveu as equipes da SEE/MG, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) e os membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC/MG). O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre estado e municípios, para garantir que as ações do CNCA sejam eficazes na promoção da alfabetização.

A superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Graziela Trindade, afirma que “é fundamental destacar que Minas Gerais já possui um regime de colaboração robusto. Quando Estado e municípios trabalham juntos, garantimos o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes”.

“As atividades do Compromisso reforçam esse trabalho conjunto, assegurando que nossos alunos se alfabetizem no tempo adequado”, aponta Graziela Trindade.

Estratégias

Durante a visita, a representante do MEC se concentrou em conhecer as ações do CNCA que estão sendo desenvolvidas por Estado e municípios, conforme o planejamento  proposto pelo Estado. Além disso, foram discutidas estratégias de apoio à SEE/MG na execução dessas ações, permitindo a proposição de soluções adequadas para o alcance dos objetivos do compromisso.

Outro ponto importante foi o compartilhamento de boas práticas, com o intuito de documentá-las e utilizá-las como exemplo  para outras regiões do país, contribuindo para a melhoria  das práticas de alfabetização em nossas escolas.

“Nosso objetivo, com a visita técnica, é avaliar o funcionamento do CNCA no estado e, a partir daí, encaminharmos a política de alfabetização do território”, diz a analista de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Nair Tuboiti.

“Pretendemos sair daqui minimamente com uma minuta, para que seja institucionalizado todo esse trabalho que já vem acontecendo na prática e que agora precisa de uma lei para dar continuidade”, complementa a analista.

Ao longo desses três dias, diversos pontos importantes foram abordados, considerando os cinco eixos estruturantes do compromisso, que abrangem: Gestão e Governança, Formação, Infraestrutura Física e Pedagógica (Materiais), Reconhecimento de Boas Práticas e Sistema de Avaliação.

Ações em Minas Gerais

Neste ano, foi garantida a primeira etapa da Formação bem como a disponibilização dos cadernos MAPA-Alfabetização.  Esses conteúdos foram disponibilizados em formato digital e a formação básica foi proposta por meio de Trilhas Formativas auto instrucionais no ambiente  virtual da SEEMG. Complementando esses materiais digitais, toda rede mineira de Educação está recebendo, também, o Jornal Lupinha. Todos eles estão disponíveis neste link.

Para o ano de 2025 estão previstas a impressão e distribuição da Coleção Aventuras no Reino das Letras – Compromisso Criança Alfabetizada e a segunda etapa da formação no formato de imersão e oficinas presenciais.

CNCA

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o segundo ano do Ensino Fundamental.

Lançado como uma estratégia para enfrentar o desafio da alfabetização no país, o CNCA se baseia em uma abordagem integrada e abrangente para garantir que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de escolarização.