Minas recebe seis prêmios em concurso nacional de Governo Digital

Secretarias de Planejamento e Gestão e de Fazenda são laureadas em cerimônia no Rio de Janeiro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), recebeu quatro premiações no Prêmio de Excelência em Governo Digital da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O anúncio foi feito na última sexta-feira (9/8) e contemplou as iniciativas Automatiza.MG, Conecta Gov.Br e autenticação biométrica em terminais de autoatendimento.

O prêmio busca reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, e divulgar soluções que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizam a gestão pública em benefício da população.

O projeto de implantação da autenticação biométrica da conta Gov.Br nos terminais de autoatendimento das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ficou em primeiro lugar nas categorias “Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo” e “Prêmio Valor Público”, que reconhecem iniciativas que trazem respostas úteis para os cidadãos.

O projeto possibilita a autenticação do cidadão por meio da digital à sua conta Gov.Br, dispensando o uso de senhas para acesso aos serviços públicos. A medida aumenta a segurança e a confiabilidade dos dados e diminui o tempo médio de atendimento.

Outro projeto premiado foi o de identificação do impacto do Conecta Gov.Br, que ficou em primeiro lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital”. Já o Automatiza.MG conquistou o segundo lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo”.

Para a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, o reconhecimento das iniciativas da Seplag-MG na premiação nacional reafirma o compromisso do Governo de Minas com a modernização da gestão pública em benefício dos mineiros. “Os prêmios recebidos são uma oportunidade de inspirar e destacar a importância da transformação digital para uma abordagem inovadora na prestação de serviços à população”, afirmou.

O projeto de identificação do impacto do Conecta Gov.Br, do Governo Federal, na simplificação dos serviços estaduais avaliou os potenciais ganhos de integração dos processos mineiros com informações da União, reduzindo a burocracia e aprimorando o atendimento aos cidadãos.

Já o Automatiza.MG utiliza tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para otimizar processos no Governo de Minas. O projeto já capacitou mais de 1.035 servidores e criou 29 robôs que reduziram em mais de 1300 horas de trabalho humano por mês, aumentando a eficiência na prestação de serviços públicos.

Arpia e Tesouro na Mão são premiados (SEF/MG / Divulgação)

Fazenda

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) subiu ao pódio duas vezes na mesma premiação, entregue no Rio de Janeiro.

A Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE) foi premiada no Brasil, pelas iniciativas “Arpia – Automação Robótica de Processos e Inteligência Artificial” e “Tesouro Na Mão: Política de Transparência Ativa”.

A Arpia conquistou o segundo lugar, na categoria Melhor solução de Governo Digital baseada em Inteligência Artificial. O projeto é de autoria dos servidores Fábio Rodrigo Amaral de Assunção, Vanessa Lamêgo Avendanha, Pedro Vinícius Campos, Evelyne Cirilo Sousa, Felipe Afonso Costa e Pedro Augusto Moreira Dias.

Já o “Tesouro Na Mão: Política de Transparência Ativa” ficou com o terceiro lugar, na categoria Melhor solução de Governo Digital para Governo Aberto. O projeto foi desenvolvido pelos servidores Fábio Rodrigo Amaral de Assunção, Vanessa Lamêgo Avendanha, Pedro Vinícius Campos, Evelyne Cirilo Sousa, Felipe Afonso Costa, Pedro Augusto Moreira Dias, Andresa Linhares de Oliveira Nunes e Henrique Hermes Gomes de Morais.