Minas promove seminário sobre saúde no trabalho para profissionais da educação

Evento "Cuidando de Quem Educa" promove troca de experiências e discussões sobre a saúde mental dos professores

Um ambiente escolar que valoriza a saúde e o bem-estar de seus profissionais não só resulta em educadores mais motivados e saudáveis, mas também melhora significativamente a qualidade do ensino e do cuidado oferecido aos estudantes.

Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), o Instituto Tauá e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), realizou o Seminário "Cuidando de Quem Educa".

O evento, destinado aos profissionais da educação, ocorreu na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e teve a participação de aproximadamente 170 professores de oito escolas estaduais. O principal objetivo do encontro foi fortalecer a coletividade entre os educadores da rede, promover a troca de experiências e destacar a importância da saúde mental no ambiente escolar, desmistificando questões e dúvidas sobre o tema.

Programação

A programação contou com a palestra magna do professor Carlos Eduardo Vieira, pós-doutor em Psicologia e docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas.

Em sua apresentação intitulada "Cuidando de Quem Educa", Vieira abordou os aspectos da saúde e do adoecimento no ambiente de trabalho, destacando a importância de cuidar das condições de trabalho dos docentes e sugerindo a criação de espaços coletivos para reflexão sobre o trabalho. “Não é possível discutir a melhoria do ensino sem efetivamente discutir e transformar o trabalho do professor e suas condições”, afirmou Vieira.

Após a palestra, os participantes foram divididos em 17 grupos para refletir e discutir, com o auxílio do professor e suporte do NAE, sobre os fatores de risco e proteção para a saúde docente no trabalho. Eles também discutiram estratégias para melhorar esses aspectos, aprofundando a discussão sobre suas condições e propondo formas concretas de valorizar e respeitar a profissão.

O evento incluiu uma atividade especial, onde os professores participaram de danças, brincadeiras e dinâmicas, proporcionando um momento descontraído e enriquecedor para interação entre os participantes.