Minas lança o primeiro Sistema Regional de Inovação 

Em evento de lançamento do SRI do Sul de Minas, em Poços de Caldas, Governo de Minas apresentou regulamentação para impulsionar a criação de novos sistemas no estado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais dá mais um passo para impulsionar o ecossistema mineiro de inovação. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), o Governo de Minas lançou a Resolução Sede nº 73/2025, que regulamenta, reconhece e estabelece diretrizes para os Sistemas Regionais de Inovação (SRI). 

A apresentação da normativa aconteceu nesta quinta-feira (13/11), durante evento de lançamento do SRI - Sul de Minas, em Poços de Caldas. Pioneiro no estado, o sistema integra, a princípio, seis municípios da região: Lavras, Varginha, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas.

A iniciativa também conta com apoio do Sebrae Minas e de entidades empresariais do estado, como a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federaminas), Federação das Indústrias (Fiemg) e Federação da Agricultura e Pecuária (Faemg). 

O evento contou ainda com a assinatura do Pacto pela Inovação do Sul de Minas, com a participação do poder público, academia, setor produtivo e sociedade civil. Durante o evento, instituições de ciência e tecnologia e universidades da região também assinaram um acordo de cooperação para um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento da inovação no Sul do estado.

"Além do Sul de Minas, que está sendo pioneiro, nosso objetivo é que mais regiões se conectem assim em torno da meta comum de promover a inovação e a tecnologia e trazer mais emprego e renda de qualidade nessas áreas", destaca o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo.

Sobre os Sistemas Regionais de Inovação 

O Sistema Regional de Inovação é um conglomerado de municípios próximos geograficamente que promovem a colaboração mútua para o desenvolvimento de pesquisas, projetos inovadores, bem como ações com foco em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Esses agrupamentos visam fortalecer a cultura da inovação, a competitividade industrial, a capacitação empresarial e a geração de sinergias em atividades científicas e tecnológicas, de modo a atrair empreendedores, mobilizar recursos financeiros e impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de Minas Gerais.

Por meio de atividades articuladas — como encontros técnicos, capacitações, cocriação de projetos, mobilização de recursos, infraestrutura e pessoal, etc — os municípios participantes do SRI terão a possibilidade de implementar ações que estimulem e promovam a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação em seus territórios.

SRI - Sul de Minas

O objetivo do SRI – Sul de Minas é integrar os ecossistemas de inovação locais de municípios do Sul do estado, formando um único ecossistema regional para promover crescimento, cooperação mútua e desenvolvimento conjunto na região até 2040. 

"Este é um grande desafio, unir seis cidades do Sul de Minas em prol da inovação, levando em consideração as vocações e características de cada uma para que a gente possa fomentar e desenvolver essa região cada vez mais, tendo a inovação como base para esse progresso tecnológico”, ressalta Marden Magalhães, diretor de Operações do Sebrae Minas. A entidade atua como um elo que conecta os atores do SRI - Sul de Minas.

O projeto, inclusive, vem consolidar um território em franca expansão tecnológica e desenvolvimento econômico, que abriga potencialidades nas áreas de agropecuária, CT&I, turismo, riquezas minerais,  logística e indústria.

A união dessas infraestruturas e potencialidades contribui para um ecossistema regional pujante e com capacidade de crescimento, atraindo mais investimentos para Minas Gerais.

 

 

 

 



Últimas