Minas Gerais é destaque na Brazil Travel Market
Estado promove os destinos mineiros, a partir de diversidade de experiências, em um dos principais eventos do setor turístico do país
As belezas naturais, os sabores autênticos e a hospitalidade de Minas Gerais são destaque na 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM), que será realizada até esta sexta-feira (24/10), em Fortaleza (CE). O evento, considerado um dos mais importantes do Norte e Nordeste voltados à promoção do turismo no Brasil, reunirá representantes do trade nacional e internacional, além de hosted buyers de diversos países.
A participação mineira integra o conjunto de ações promovidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), voltadas à valorização e promoção da cultura, da gastronomia e dos atrativos turísticos do estado. A iniciativa conta com a parceria da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sebrae Minas e Instituto Mundu.
“Estar no BTM é uma oportunidade estratégica para Minas Gerais se apresentar como um destino completo, que une natureza, cultura, gastronomia e um acolhimento inigualável. Nosso objetivo é mostrar ao Brasil e ao mundo que Minas tem experiências únicas em cada canto do estado, fruto do trabalho integrado entre governo e diversos parceiros, como os municípios, o trade turístico e as comunidades locais”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Estande de Minas Gerais
Inspirado nas paisagens da Cordilheira do Espinhaço e da Serra da Canastra, o estande de Minas Gerais propõe uma experiência imersiva que une natureza, cultura e gastronomia. O espaço será ambientado em tons de verde-água e marrom, remetendo ao território mineiro e às suas riquezas naturais, com elementos em madeira e áreas de convivência que evocam o acolhimento característico das casas mineiras.
Uma das atrações centrais será a Cozinha Show, que oferecerá aulas e demonstrações gastronômicas ministradas por renomados chefs mineiros, como Manoela Lebron e Leo Gomes. A programação contempla ainda degustações de cafés especiais, queijos, doces típicos, drinks e produtos artesanais, ressaltando a diversidade e a tradição da cozinha mineira.
Destinos e Rotas Turísticas
O estande de Minas Gerais também dará visibilidade aos circuitos turísticos e rotas gastronômicas que refletem a autenticidade e a diversidade do território mineiro. Estarão representados os circuitos do Velho Chico e Lago de Irapé, além dos municípios de Aiuruoca e Camanducaia (Monte Verde).
Entre as rotas turísticas, o público poderá conhecer os roteiros da Rota do Cipó, Rota da Agonia, Rota do Queijo do Serro e Rota Caparaó Mineiro – itinerários que conectam o visitante à natureza, religiosidade, produtos locais e à hospitalidade das comunidades envolvidas. A comitiva mineira também contará com a participação da Walking Tour del-Rei, Dayrell Hotel e Centro de Convenções e do Mercado Central de Belo Horizonte.
Parceria estratégica
Parceiro do Governo de Minas, o Sebrae Minas desempenha papel fundamental na estruturação e promoção dos destinos turísticos em todo o estado. A instituição atua desde o planejamento e qualificação de empreendimentos locais até a comercialização dos destinos, fortalecendo pequenos negócios e ampliando o fluxo de visitantes.
“As rotas do Cipó, do Queijo da Região do Serro, Caminho da Agonia e Rota do Caparaó Mineiro traduzem a essência de Minas Gerais. Elas unem diversidade, turismo de natureza, religiosidade e produtos tradicionais que geram renda a diversas famílias. Por meio do programa Check-in Turismo, estruturamos destinos e governanças para valorizar o potencial turístico e fortalecer os pequenos negócios”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Confira aqui a programação.