Minas Gerais compartilha experiência com carreiras de planejamento público no 94º Fórum do Conseplan 

Seplag abordou a atuação dos servidores da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental para profissionalização da gestão pública 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) apresentou as experiências do Governo de Minas com a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), durante o 94º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, em São Luís (MA), que terminou nesta sexta-feira (5/9).

O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), busca integrar e fortalecer a gestão pública nos estados brasileiros, abordando o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e fomentando o diálogo e a troca de experiências entre os gestores estaduais de planejamento. 

"Tivemos a oportunidade de discutir a relevância e a criticidade no fortalecimento das carreiras de planejamento. O debate é contínuo, e é muito importante trocarmos experiências com outros entes e evoluirmos em questões críticas que contribuem para um planejamento efetivo e sólido para os nossos estados", afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
 


"É muito importante trocarmos experiências com outros entes e evoluirmos em questões críticas", disse Silvia Listgarten (Ed Machado / Conseplan)


Profissionalização da gestão pública 

A secretária de Planejamento e Gestão Minas destacou o papel da Seplag na gestão estratégica da carreira durante o Painel Temático 2 – Carreiras de Planejamento, com a exposição “EPPGG na Vanguarda: modelo inovador de organização do trabalho no planejamento público”. 

O cargo de EPPGG foi criado em Minas Gerais no ano de 1986 e o concurso público tem como etapa a conclusão do curso em Administração Pública, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). A graduação garante o ingresso de mão de obra qualificada e com formação específica para o cargo. 

Com 1.045 servidores ativos, a carreira de EPPGG pertence ao quadro de pessoal da Seplag. Essa centralização em um só órgão permite uma gestão estratégica dos profissionais, que possuem uma atuação transversal nas 88 instituições do Poder Executivo mineiro em que estão alocados. 

A formação da carreira é focada na formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Em 2025, a secretaria realizou um Censo para levantar informações desses servidores. Além de reunir os dados, a iniciativa também irá permitir o acompanhamento individualizado dos EPPGGs e possíveis ajustes de rota. 

94º Fórum Nacional 

A Seplag ainda compõs dois grupos de trabalho (GT) do Conseplan, dentro do fórum. A assessora-chefe de Comunicação da secretaria, Edilene Viana, integrou a Comissão de Comunicação do Conselho, que se reuniu para debater assuntos sobre a temática durante o evento. 

O servidor Bruno Rosa, da Diretoria Central de Monitoramento da Execução Física e Orçamentária, participou do GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos. A subsecretária de Gestão Estratégica e Reparação, Gabriela Martins Durães Brandão, também esteve presente como membro do GT de Planejamento de Longo Prazo. 

Essa edição do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento debateu temas como a atuação do conselho nacional e dos secretários de Estado na proposição de políticas públicas, a busca pela plena eficiência na gestão, com foco em metas e resultados, o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Planejamento e Orçamento, a promoção de práticas inovadoras e a disseminação de conhecimentos nas áreas de planejamento, orçamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.



Últimas